Notícias

Atualizado em 09/03/2020 às 9h39

Prefeitura incentiva turismo de base comunitária e leva qualificação para regiões de rios

Para fortalecer a atividade turística sustentável na cidade e gerar emprego e renda, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), incentiva o Turismo de Base Comunitária (TBC).

Na semana foram realizadas visitas técnicas na localidade de São Marcos e Comunidade Coroca, ambas localizadas em regiões de rios.

As visitas são estratégias do governo municipal para mapear os atrativos turísticos da região, a fim de identificar pontos fortes e deficientes e planejar ações para correção de falhas e garantia da qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Comunitários de Coroca e São Marcos já recebem cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura de Santarém em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A última visita técnica acompanhou o encerramento do curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos em Coroca, que disponibilizou 20 vagas para os moradores que ofertam refeições e outros produtos alimentícios aos turistas.

Para a moradora, Neida Maria Pereira Rego, o curso ajuda a melhorar a qualidade dos serviços e a confiança dos comunitários. “Cerca de 80% dos turistas que visitam Coroca fazem, pelo menos, uma refeição na comunidade. Então, com certeza esse conhecimento vai nos ajudar e dar mais segurança para os visitantes e pra gente também”, conta a comunitária.

Para o Secretário Municipal de Turismo, descentralizar as capacitações para garantir acesso aos moradores de regiões mais afastadas é um dos desafios do governo municipal. “É um desafio porque, além de exigir uma logística diferenciada pra chegar em regiões de difícil acesso, é necessário que os professores estejam dispostos a viajar e permanecer por dias dentro das comunidades para ministrar as aulas, mas é um trabalho necessário porque um curso como esse exige que os instrutores conheçam a cultura de cada comunidade para que possam personalizar o ensino de acordo com o modo de vida dos moradores”, argumentou Diego Pinho.

O trabalho de descentralização das qualificações, que deixaram de ocorrer apenas no centro e passaram a ser levadas para bairros periféricos e comunidades afastadas começou em 2019, quando 842 pessoas que já atuavam ou tinham interesse de trabalhar com turismo foram beneficiadas.

Já em 2020, foram realizados cursos na zona urbana e rural de Santarém, que até agora beneficiaram 60 pessoas. Para a próxima semana, está previsto mais um curso de qualificação direcionado a trabalhadores que atuam em restaurantes, hotéis e outras empresas ligadas ao turismo e alimentação.

Além de garantir qualificação, para fortalecer o Turismo de Base Comunitária, a Prefeitura de Santarém investe em estratégias de divulgação e promoção do destino. Em 2019 foram realizados três Press trips e um famtour em Santarém. As ações ajudam a inserir comunidades como São Marcos e Coroca na rota do turismo nacional e internacional.

A comunidade Coroca apresentou crescimento expressivo de sua atividade turística em 2019, quando recebeu 2.992 visitantes. Foram 1.626 a mais que no ano anterior. Só em janeiro deste ano, mais de 1.200 turistas foram a comunidade, que possui, além de natureza exuberante, um lago onde são criadas tartarugas da Amazônia, um meliponario de abelhas sem ferrão e uma loja de artesanatos.

Sobre o Turismo de Base Comunitária

Além de assegurar que a comunidade seja beneficiada com a receita gerada pelo turismo sem afetar a atividade econômica tradicional dos moradores, a principal diferença do turismo de base comunitária para outros tipos de viagem é que as experiências são sustentáveis e legítimas.

No TBC, o turista tem a oportunidade de se integrar ao modo de vida da comunidade. Os comunitários são anfitriões que compartilham sua cultura e experiências, o que torna a viagem única e inesquecível.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Mabi Borgaro Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação