Notícias

Atualizado em 13/02/2020 às 18h16

Parceria com a Semsa leva orientações sobre gravidez na adolescência a usuários dos Cras

Roda de conversa sobre gravidez na adolescência no Cras Urumari. Foto-Breno Santana

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), leva orientações durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência para jovens e suas famílias. O município vem desenvolvendo a campanha de educação e sensibilização nas Unidades Básica de Saúde (UBS's) e nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A data, instituída pela Lei nº 13.798/2.019, objetiva disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Com o tema Gravidez na Adolescência não é Brincadeira, uma roda de conversa foi realizada  no Cras Nova República, em parceria com a Unidade de Saúde do bairro, para levar a seus profissionais orientações de forma clara e objetiva sobre a temática.

De acordo com a coordenadora do Cras, Jaciara Simões, a atividade foi bastante participativa com pais e adolescentes. Railana Ckeiarem Silva Batista, 16 anos, usuária do Cras, relatou que aprendeu muita coisa na palestra.

"Pude conhecer sobre os métodos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e sobre como evitar a gravidez na adolescência".

Os adolescentes do Cras Urumari foram orientados a tirar todas as dúvidas. Eles escreveram os questionamentos em papéis e a infectologista Mariana Quiroga esclareceu de forma clara cada dúvida.

O senhor João Cosme Cardoso, usuário do Cras Urumari, e pai de sete mulheres e dois homens, morador do bairro Maicá, preocupado por já ter passado por uma situação semelhante com a gravidez de uma filha aos 13 anos, foi buscar orientações.

Orientações também foram repassadas aos jovens atendidos pelo Cras Santarenzinho. Foto-Ascom Semtras

"Eu já passei por uma situação como essa e não foi fácil. Hoje, cuido também do meus netos, por isso coloquei minhas filhas aqui no Cras para conseguir apoio e sempre participo dessas atividades e aprendo como orientá-las melhor para a vida. Eu não quero que elas engravidem tão novas".

Senhor João Cosme Cardoso busca orientações para contribuir no diálogo com os filhos. Foto-Ascom Semtras

De acordo com secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a parceria com a Semsa foi uma excelente oportunidade de levar os profissionais de saúde para dentro dos Cras que trabalham com crianças e adolescentes.

"Esse é um tema que devemos estar bem atentos, essa orientação para nossos usuários é primordial, pois sabemos que hoje não é fácil criar uma criança. E que os adolescentes não devem avançar as etapas da vida. Tudo tem o tempo certo de acontecer", destacou a titular da Semtras.

Roda de conversa contou com ação de imunização na UBS Jutaí. Foto-Ascom Semtras

Cronograma

Cras Santana - atividades desenvolvidas nos dias 11 e 12/02;

Cras São José Operário - atividade realizada dia 12; próximo etapa dia 19;

Cras Maracanã- a atividade irá acontecer na terça-feira (18) em dois momentos de 9h às 10h e das 15h às 16h;

Cras Santarenzinho e Urumari - hoje (13). Com a participação de adolescentes e alguns pais;

Cras Alter do Chão - atividade será realizada na segunda-feira (17), pela manhã e à tarde, e também, no dia 27.

Cras Ribeirinho - a ação será no próximo dia 27, às 08h.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação