Notícias

Atualizado em 13/01/2020 às 19h23

e-SUS é tema de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde da região de Rios

Diego Bras Pacheco, enfermeiro coordenador do e-SUS, destaca a importância da atualização profissional dos ACS’s. Foto-Ascom SemsaComo forma de contribuir para o aperfeiçoamento dos atendimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) da região de Rios, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Cras Ribeirinho, a capacitação do sistema e-SUS para os profissionais que atuam em Guajará, Urucurituba, Piraquara e Inanu, comunidades do Arapixuna e Lago Grande.

Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, a atualização de conhecimentos é importante para a melhoria na prestação de serviços dos ACS's.  

“Sempre incentivamos nossos profissionais a buscar atualizações, pois é importante para eles, para o desenvolvimento de seu trabalho com mais qualidade. Sabemos das dificuldades de capacitações para quem trabalha no interior, por isso formações como esta são importantes para o avanço na prestação de serviços dos nossos Agentes Comunitários de Saúde”.

Demas Ribeiro, ACS da comunidade Igarapé do Costa: dúvidas esclarecidas. Foto-Ascom SemsaO ACS da comunidade Igarapé do Costa, Demas Ribeiro, tirou dúvidas na capacitação. “Nosso treinamento foi muito proveitoso, pelo fato de ser um treinamento voltado à questão da digitação do e-SUS, que é o cadastro nacional do Ministério da Saúde, onde todas as informações relacionadas as nossas atividades são incluídas nesse sistema. Tínhamos algumas dúvidas em relação ao preenchimento das fichas, e por conta dessas dúvidas muitas vezes dava inconsistência no sistema, ficavam algumas informações incompletas O treinamento veio suprir essa necessidade para que nosso trabalho seja melhor feito, de uma forma melhor e mais consistente”, explicou.

Maria Selma Figueira, ACS da comunidade de Laranjal: "assunto necessário, porque precisamos alimentar o sistema do SUS". Foto-Ascom SemsaMaria Selma Figueira, agente da comunidade de Laranjal, região do Arapixuna, afirmou que a capacitação vai ajudar a melhorar o preenchimento de suas fichas. “Foi importante porque é um assunto muito necessário no nosso trabalho e nós precisamos alimentar o sistema do SUS e recebermos informações sobre como melhorar o preenchimento das fichas de cadastro individual, cadastro domiciliar e como preencher as nossas visitas do dia a dia, nas nossas atividades coletivas. Isso significa que através desse treinamento nós estamos em condições de fazer um trabalho melhor, para melhorar a alimentação das informações no sistema para assim continuar garantindo que os recursos cheguem até Santarém".

O enfermeiro coordenador do e-SUS da Semsa, Diego Bras Pacheco, destacou que os ACS's da região de rios puderam sanar dúvidas sobre a operacionalização correta do sistema.

“Eles puderam sanar todas as dúvidas que tinham, tanto na ficha de visita domiciliar, como cadastro individual como os cadastros domiciliar e territorial, além das atividades coletivas. Fizemos uma reciclagem e os ACS's ficaram muito satisfeitos, porque a cada atualização do e-SUS, as informações vão mudando, então a gente aproveitou esse dia para atualizar os acessos de cinco unidades de saúde da região de rios”, explicou.

A capacitação foi coordenada pela gerente do Centro de Saúde do São Ciríaco; teve o apoio do enfermeiro Mauro, da comunidade Piraquara; enfermeira Josenilda do Arapixuna;  enfermeira Aparecida do Inanu e enfermeira Janilce da comunidade Guajará e contou com a participação de 34 ACS's.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação