Notícias

Atualizado em 10/01/2020 às 15h51

Política de proteção aos direitos da criança e do adolescente é fortalecida com a posse de conselheiros tutelares

Trinta conselheiros tutelares foram empossados para um mandato de quatro anos. Foto-Mauro Nayan

A posse dos 30 conselheiros tutelares - 15 titulares e 15 suplentes - para um mandato de quatro anos, aconteceu nesta sexta-feira (10), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). O ato encerrou o processo iniciado em maio do ano passado, quando convocou o processo de eleição unificado para a escolha dos novos conselheiros. A partir da posse, eles passam à efetivação do trabalho, de acordo com a lista de eleição em cada um dos três Conselhos Tutelares de Santarém: Conselho Tutelar I e II na área urbana de Santarém e o Conselho Tutelar III, sediado na Vila Balneária de Alter do Chão.

  • Clique aqui e confira mais fotos da posse dos conselheiros tutelares.

O processo de escolha unificada foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), que atua como órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis da Política de Atendimento, de acordo com a composição paritária de seus membros nos termos da Lei Federal Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 (Lei de Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). 

Posse

Roselene Andrade, presidente do Comdca: "após a posse, já inicia o trabalho". Foto-Mauro NayanO Comdca, por meio de sua presidente Roselene Andrade, empossou os trinta conselheiros tutelares. Desses, oito foram reeleitos. Os outros 22 irão exercer a função pela primeira vez. De acordo com a presidente, a solenidade põe fim ao processo de escolha unificada e inicia uma nova etapa: acompanhar os membros, principalmente, os novos conselheiros no trabalho que já iniciou.

"Temos essa prerrogativa de acompanhar e fortalecer, no sentido de capacitações e instrumentalização necessária para que eles tenham uma atuação conforme o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", explicou. 

De acordo com o Comdca, a posse acontece de forma unificada em todo o território nacional nessa data.

O conselheiro Maik Miranda, reeleito para mais um mandato, desempenha suas funções no Conselho Tutelar I. Ele agradeceu a renovação da confiança.  "Vou continuar trabalhando para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes de Santarém e fazendo valer o que diz o ECA".

Maria Ivete Ferreira, eleita para o Conselho Tutelar II, é estreante na função. "Eu fui escolhida pela sociedade e irei fazer de tudo para desempenhar um bom trabalho na efetivação dos direitos das crianças e adolescentes de Santarém", reiterou.

Melhorias na estrutura

Titular da Semtras, Celsa Brito, reitera que a sociedade votou e escolheu os 30 conselheiros em um processo transparente e participativo. Foto-Mauro NayanA secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou que esse é mais um importante momento e relembrou que a atual gestão tem trabalhado para que os conselheiros possam desenvolver suas funções com Conselhos melhor equipados, boa estrutura - com computadores, veículos e lanchas para desenvolverem suas atividades.

"A sociedade votou e escolheu os trinta conselheiros em um processo transparente, muito participativo. Desejamos que eles possam desenvolver seus trabalhos comprometidos e com muita responsabilidade. Daremos o apoio necessário para que eles trabalhem, segundo o que preceitua a legislação de proteção de nossas crianças e adolescentes", enfatizou Celsa Brito.

Nélio Aguiar: "reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando para avançar na política de proteção à criança e ao adolescente". Foto-Mauro NayanPara o prefeito Nélio Aguiar, a missão dos conselheiros eleitos é continuar trabalhando para desenvolver uma política tão importante, voltada à criança e ao adolescente. O gestor destacou as ações desenvolvidas com a estruturação dos três Conselhos Tutelares.

"Não basta criar Conselhos, só porque está em nossa legislação. O mais importante em criar o Conselho é dar estrutura, condições de funcionamento. Não adianta ter Conselhos sem viaturas, sem computador, sem combustível, sem estrutura aos profissionais. Por isso, reafirmamos o nosso compromisso em continuar trabalhando para avançar nessa política tão importante para Santarém", reiterou o gestor santareno.

Participaram, ainda, da solenidade de posse, o vice-prefeito Jose Maria Tapajós, o vereador Chiquinho da Umes, representando a Câmara Municipal de Santarém, o deputado federal Airton Faleiro e a promotora do MP/PA, Évelin Staevie dos Santos.



Confira a relação dos conselheiros tutelares empossados. 

Conselho Tutelar I

Conselheiros Tutelares Titulares

Ingrid Soraia Sussuarana Batista
Antonia Vita Rêgo Da Rocha
Maik Miranda Guimarães
Petrúcia Carmem Miranda Ferreira
Vanderleia Da Silva Ferreira 

Conselheiros Tutelares Suplentes

Alessandra Patricia Dos Santos
Claudia Daniela Mota Avelino
Jaime Parente Seade
Aldenira Maria Coelho
Maria Lenilda Castro De Jesus 

Conselho Tutelar II

Conselheiros Tutelares Titulares

Edinelma Silva Dos Santos
Flávia Rayana Dos Santos Pereira
Maria Ivete Ferreira Moita
Rosineide Vieira Silva
Aline Magalhães Rocha Dos Santos 

Conselheiros Tutelares Suplentes

Risomar Pereira Batista 
Sávio Manuel Lisboa Moura 
Ellen Mara Almeida De Sousa 
Maria Gilsame Fonseca Miranda
Maria Lúcia Souza Campos

Conselho Tutelar III

Conselheiros Tutelares Titulares

Thiago De Oliveira Pinto
Jose Bernardino Santana Quaresma
Carlo Fabrício De Castro Silva
Rosa Ilana Dos Santos Pereira
Catarina Ferreira Dos Santos Coelho 

Conselheiros Tutelares Suplentes

Adriana Trindade Do Nascimento
Joelson Pereira Coelho
Cristiano Mota De Sousa
Enilce Coelho Ferreira
Maria Do Livramento Avelino De Araújo
 

 

 

 

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação