Notícias

Atualizado em 18/07/2017 às 12h22

Comunidade Jacamim comemora entrega de Ginásio Poliesportivo


A inauguração do ginásio poliesportivo da Escola Municipal Santo Antônio, da comunidade Jacamim, localizada na região da rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), foi muito festejada por alunos, professores e moradores. A obra entregue na noite desta quarta-feira (28), pela Prefeitura de Santarém, como parte da programação alusiva aos 356 anos do município, representa a conquista de um espaço adequado e seguro para a prática do esporte e vivência do lazer.

O evento contou a presença do prefeito Nélio Aguiar, vice-prefeito José Maria Tapajós, secretária de Educação Marluce de Pinho, secretários de Governo, Infraestrutura, Finanças e Mobilidade e Trânsito, lideranças comunitárias e dos deputados estaduais Cássio Andrade e Sidney Rosa que cumprem agenda de trabalho na região.

Na abertura do evento, Padre Paulo, pároco da comunidade, deu uma bênção especial ao ginásio, pediu que seja usado com zelo por crianças, jovens e adultos, e pediu proteção divina ao gestor municipal e sua equipe de governo para que tenham direcionamento para fazer o melhor pelo povo de Santarém.

O prefeito Nélio Aguiar iniciou seu pronunciamento agradecendo pela acolhida e carinho da comunidade. Falou da harmonia em que ele e José Maria Tapajós trabalham por melhorias para a população. Destacou que é preciso concluir as obras, porque é obrigação do governo ter zelo com o dinheiro do povo. E pediu aplausos para o ex-deputado federal Lira Maia que conseguiu muitas emendas que possibilitaram obras em várias comunidades de Santarém, como o Jacamim.

"Nós estamos muito felizes ao fazer a entrega desse ginásio que era um sonho acalentado pela comunidade e que vai beneficiar não só os alunos da escola Santo Antônio. Que ele possa ser utilizado pela comunidade que, aliás, doou o terreno, o que prova que a parceria entre governo e povo dá certo. E queremos aqui reforçar que o nosso governo recebe e respeita as comunidades, porque é ouvindo o povo que nós vamos conhecer os seus verdadeiros anseios", frisou o prefeito.

A secretária de Educação Marluce de Pinho ressaltou que o ginásio poliesportivo não vai apenas permitir que os alunos da escola Santo Antônio façam suas atividades de esporte e lazer em um local adequado, vai dar oportunidade para o surgimento de novos talentos do esporte, tirando a juventude da ociosidade.

Em suas falas, o vice-prefeito José Maria Tapajós, o secretário de Gabinete Erasmo Maia e de Infraestrutura Daniel Simões, destacaram a persistência das lideranças comunitárias, em especial, de Dona Zete e da presidente da comunidade, Maria Arruda, que foram incansáveis em cobrar do governo a conclusão da obra que iniciou em 2014.

A programação contou ainda com apresentações culturais. Alunos do 9º ano da escola Santo Antônio apresentaram uma música de agradecimento com tradução em libras. Houve a apresentação do carimbó dos impostos, resultado do trabalho do projeto de Educação Fiscal, e do comunitário Fabrício do Acordeon, que colocou o público para dançar ao som de xote e forró.

Sobre a obra - a área construída é de 985,65m², com fundação e estrutura em concreto armado, coberta com estrutura metálica e telha de chapa ondulada galvanizada, contemplando os seguintes ambientes: Quadra, Vestiários (Masculino e Feminino) e Depósito.

Ascom - Santarém Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação