Notícias

Atualizado em 22/11/2019 às 19h00

Curso de recepcionista, ofertado pela Prefeitura em parceria com o Senar, capacita moradores do bairro Área Verde

Curso ofertado pela Prefeitura/Semtur, em parceria com o Senar, capacitou 15 moradores na área de recepção turística. Foto-Ascom Semtur

Investir em capacitação profissional para garantir a qualidade dos serviços ofertados aos turistas é um dos compromissos assumidos pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo. Mais de 1.655 pessoas das regiões de planalto, rios e zona urbana de Santarém já receberam formação profissional direcionada para o turismo.

Dessa vez, 15 moradores do bairro Área Verde foram beneficiados com o curso de recepcionista, que aconteceu no período de 18 a 22 de novembro, na Escola Municipal Prof. Deuzuita Freire De Matos. O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, através da Semtur, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O presidente do bairro Área Verde, José Rubens da Silva, explicou que muitos moradores não têm condições de buscar qualificação por conta própria, por isso a iniciativa é tão importante. “Além de ser um bairro afastado, esse aqui é um bairro carente. Então a realização do curso aqui dentro ajuda muito”.

Além de facilitar o acesso à qualificação profissional, a realização dos cursos melhora as chances de ingresso dos participantes ao mercado de trabalho. Nas aulas, eles aprendem sobre a rotina e os procedimentos que envolvem a função do recepcionista nos meios de hospedagem.

Telmaria, dona de casa, e moradora do bairro: capacitação melhoram o currículo e aumenta chance de recolocação no mercado de trabalho. Foto-Ascom SemturA Telmaria costumava trabalhar na cozinha de uma empresa que funcionava no bairro e ficou desempregada depois que a empresa fechou as portas. Mas os cursos devolveram a esperança à dona de casa de voltar ao mercado de trabalho.

"Eu fiz todos os cursos que foram ofertados aqui no bairro. Fiz o de manipulação de alimentos, o de camareira e agora o de recepcionista e eu tenho certeza que essas aulas melhoraram o meu currículo e vão me ajudar na hora de responder as perguntas de uma entrevista de emprego", observou.

A instrutora do curso, Iraildes Rodrigues, é a maior incentivadora das alunas. “Santarém é uma região turística. A região toda tem muito potencial para o turismo. Então, eu conversei com elas e disse pra não ficarem em casa esperando. Elas precisam atualizar o currículo e correr atrás porque formação elas já têm e trabalho dentro do turismo também não falta na região", enfatizou.

Para o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, a qualificação fortalece a atividade turística na região. "Pra fortalecer o setor nós precisamos pensar na experiência do turista como um todo. Além de aproveitar as belezas naturais e conhecer a cultura local, o visitante espera ser bem atendido e nós precisamos corresponder a essas expectativas para consolidar a região como destino turístico".

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Mabi Borgaro Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação