Notícias

Atualizado em 22/11/2019 às 17h05

Com apoio da Prefeitura, moradores de São Miguel são capacitados em curso sobre manipulação de alimentos

Vinte moradores da comunidade São Miguel, na região do Arapiuns, participaram do curso de manipulação de alimentos ministrado na comunidade São Marcos. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é democratizar o acesso à qualificação dos comunitários que vivem em regiões mais afastadas da área urbana da cidade.

Dona Dilaney, coordenadora de artesanato de São Marcos, agradeceu a iniciativa. Segundo ela, devido a distância, as pessoas sentem dificuldades em buscar capacitação profissional em Santarém.

"A gente nunca teve um curso assim aqui na comunidade. E é muito difícil pra nós termos que ir pra Santarém, porque é longe e nem todo mundo tem condições. Nós estamos muito felizes. E já estamos combinando mais dois cursos pra cá", argumenta.

A capacitação contou com aulas teóricas e práticas sobre higiene, manipulação, armazenamento, controle de preparo, distribuição e exposição de alimentos. O objetivo é fortalecer a gastronomia tradicional dessas comunidades, aprimorando as técnicas de preparo e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços a fim de incentivar o turismo de base comunitária na região.

Desde o início da atual gestão, 1.657 pessoas das regiões de planalto, rios e zona urbana do município foram capacitadas com oficinas e cursos voltados para o turismo. Para o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, o aperfeiçoamento profissional é uma das frentes de trabalho do governo municipal, através da Semtur, para garantir a satisfação dos turistas.

"Esse trabalho de levar qualificação para comunidades de rios é uma das metas que traçamos para 2019. É uma grande felicidade saber que estamos conseguindo cumprir esse desafio, mesmo nas comunidades mais distantes que exigem um planejamento de logística maior. Essas comunidades tradicionais já estão recebendo turistas e nós precisamos garantir que esse público seja bem atendido e que os comunitários tenham condições de oferecer produtos com qualidade e segurança", ressalta o secretário.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Mabi Borgaro Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação