Notícias

Atualizado em 08/11/2019 às 19h21

Crianças da Escola João Bianor Mota Freitas visitam pontos turísticos de Santarém

A sala de aula onde estudam 27 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Bianor Mota Freitas estava vazia nessa sexta-feira (8). Por um dia, as crianças trocaram a lousa pelo ônibus escolar, que as levou até os principais pontos turísticos urbanos de Santarém.

O passeio faz parte das ações do projeto Turismo na Escola desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é despertar o interesse das crianças pela atividade turística no município e incentivar a valorização e preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade.

Na quinta-feira (7), primeiro dia do projeto, aconteceu uma palestra na escola sobre atividade turística e hoje, as crianças percorreram mais de 10 pontos urbanos de Santarém. A primeira parada foi no Bosque Vera Paz. Depois, os alunos seguiram para visitar o Mercadão 2000, Mercado do Peixe; Praça Monsenhor José Gregório e Catedral de Nossa Senhora da Conceição; Praça do Pescador; Terminal Fluvial Turístico; Praça Fortaleza do Tapajós, Centro Cultural João Fona; Praça Barão de Santarém e Cristo Rei.

O aluno João Victor, de 11 anos, participou do projeto pela primeira vez. Ele contou que já conhecia os pontos turísticos visitados, mas nunca havia prestado tanta atenção neles. “Eu  achando muito divertido conhecer esses lugares com meus colegas e participar do projeto. Está sendo uma experiência muito legal”.

Para a professora Edinalda Tapajós, o passeio vai contribuir com o processo de aprendizagem das crianças na escola. "Eu tenho certeza que vai ficar marcado na vida deles. Além de conhecimento da história de Santarém, esses alunos que estão aqui fazendo as visitas vão estudar no ano que vem Estudos Amazônicos. Então já vai fortalecer a aprendizagem deles".

Só em 2019, mais de 270 crianças participaram do projeto. Para o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, elas são multiplicadoras do conhecimento que adquirem com o Turismo na Escola.

"Esse é um trabalho muito importante. Nós estamos sensibilizando esses estudantes que no futuro vão dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo. Por isso é tão importante que eles entendam a necessidade de valorizar e conservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental que temos em Santarém. Só assim nós vamos garantir que o turismo continue crescendo e contribuindo para a economia da cidade", ressaltou.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Mabi Borgaro Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação