Notícias

Atualizado em 01/11/2019 às 19h22

Escola municipal Pérola do Maicá recebe projeto Turismo na Escola

Cristo Rei foi um dos espaços visitadosUm dia de aventura e diversão para as crianças do 5º ano da Escola Municipal Pérola do Maicá. Elas trocaram a sala de aula pelos pontos turísticos da área urbana de Santarém. O passeio é uma ação do projeto ‘Turismo na Escola’, que é desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O objetivo do projeto, que em 2019 atendeu mais de 230 alunos, é estimular nas crianças matriculadas na rede pública municipal o interesse na atividade turística da cidade.

Centro João Fona: Turismo na Escola“Nosso trabalho não é apenas promover e apoiar a atividade turística no município. Nós também estamos sensibilizando a população sobre a necessidade de conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental que temos em Santarém. Por isso fazemos questão de realizar esse trabalho. Para que essas crianças entendam a importância do turismo na economia e no bem-estar de quem vive aqui. E que sejam multiplicadoras desse conhecimento”, disse o secretário municipal de turismo, Diego Pinho.

Para a professora Mirian Pedroso, a aula fora das paredes da escola foi muito produtiva. “As visitas são muito interessantes para os estudantes porque não é a mesma coisa que falar dentro da sala de aula. O espaço na sala é limitado! Quando eles saem, observam e absorvem o conhecimento, que fica mais interessante. Eu tenho certeza de que se nós perguntarmos para qualquer um dos alunos sobre o conhecimento que adquiriram aqui com o projeto, eles vão saber responder. Por que a experiência fortalece a teoria”.

As crianças visitaram o Centro Cultural João Fona, o Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei, a Praça Monsenhor José Gregório (conhecida como Praça da Matriz), Mercado do Peixe, Mercadão 2000 e Praça Vera paz. A ideia é que elas conheçam e reconheçam esses locais como destinos turísticos da cidade.

Para a Flávia Letícia, que está no quinto ano do ensino fundamental, foi um dia de diversão. “Eu gostei muito do passeio. Está sendo muito legal. Foi a primeira vez que eu visitei esses lugares”.

 “Nós estamos muito felizes com essa parceria. As nossas crianças são da periferia da cidade e a maioria delas tem difícil acesso ao centro. Então elas estão felizes em poder viver essa experiência e nós estamos ainda mais contentes de poder proporcionar a elas um momento diferente de lazer e de conhecimento”, disse a diretora da Escola Municipal, Eliana Santana.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Redação Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação