Notícias

Atualizado em 03/10/2019 às 9h05

Seresta marca encerramento da Campanha Municipal da Pessoa Idosa

Uma seresta com a Banda Regional Mocoronga, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na tarde desta quarta-feira (2), marcou o encerramento da Campanha Municipal da Pessoa Idosa que teve como tema: “Idoso: Valorize, Respeite, Acolha!”, e aconteceu no município no período de 25 de setembro a 2 de outubro de 2019.

A programação foi promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

Uma programação bastante diversificada, que contou com serviços de saúde, palestras educativas, apresentação de danças e outras atividades por idosos que fazem parte de grupos conduzidos pelas secretarias parceiras, cuidados com a beleza, jogos, atividades físicas, dentre outras mobilizações que valorizam e incentivam a saúde na terceira idade.

A programação envolveu profissionais da atenção básica, idosos, familiares, cuidadores de idosos e a população em geral, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a todos quanto à importância do acompanhamento integral ao idoso, em todos os aspectos.

Outro ponto alto da programação ocorreu na tarde de terça-feira, 1 de outubro, Dia Nacional do Idoso. Um circuito de modalidades com jogos, atividades físicas, brincadeiras entre os idosos e palestras educativas, foi realizado nas dependências de um dos shoppings da cidade, com uma programação descontraída, divertida e bastante interativa.


A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Idoso, enfermeira Socorro Cabral avaliou como positiva a programação. “Tivemos uma participação muito efetiva do nosso público alvo. Os idosos participaram de toda a programação com muita alegria e disposição. Foi uma semana muito produtiva, de muita festa e de muito sucesso”, ressaltou.

Atendimentos no Centro de Referência do Idoso

Socorro Cabral explicou que o atendimento dos idosos no Centro de Referência do Idoso segue o fluxo dos demais centros de referência, ou seja, atende aos encaminhamentos provenientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são agendados através do setor de regulação da Semsa.

Idosos com mais de 60 anos que sejam atendidos nas UBSs são avaliados e caso se verifique a necessidade, recebem um encaminhamento do médico da unidade para que ele faça o acompanhamento no Centro de Referência. De posse do encaminhamento, o idoso dá entrada no setor de regulação da Semsa que faz o agendamento.

O Centro de Referência do Idoso possui uma equipe multiprofissional, com médicos especialistas nas áreas de endocrinologia, pneumologia, dermatologia, geriatria, ortopedia, fisioterapia e assistência social.

No Centro de Referência, são atendidos hipertensos e diabéticos descompensados, idosos com Alzheimer, Parkinson, problemas pulmonares, problemas de pele, artrose, artrite, osteoporose, fisioterapia, massagem terapêutica, dentre outros.


Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Dayse Lima Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação