Notícias

Atualizado em 02/10/2019 às 19h13

Campanha municipal 'Outubro Rosa' tem foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Abertura oficial da campanha 'Outubro Rosa' no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Secretária Dayane Lima informou que o foco é prevenção e diagnóstico precoce. Foto-Mauro Nayan

Com o tema: “Caia de peito nessa luta”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou  a abertura da campanha municipal Outubro Rosa de prevenção e combate ao câncer de mama. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), no Centro de Referência em Saúde da Mulher e contou com a participação de vereadores e outras autoridades, além de colaboradores do Centro e da secretária municipal de saúde, Dayane Lima.

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

Os dados alarmantes posicionam o câncer de mama como a segunda doença que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.

Equipe do Centro de Referência em Saúde da Mulher engajada para oferecer o melhor atendimento às mulheres. Foto-Mauro Nayan

Com esse objetivo, o mês de outubro é considerado o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, chamado Outubro Rosa. A ideia é incentivar as mulheres aos cuidados com a saúde, ajudando a conscientizá-las a respeito da prevenção, diagnóstico precoce e, também, com a desmistificação da doença.

Em Santarém, as mulheres contam com o Centro de Referência em Saúde da Mulher, um centro especializado para atendimentos diversos e cuidados voltados especificamente ao público feminino. O Centro realiza atendimento às mulheres, encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde da área urbana, rural e de municípios vizinhos, nas área de obstetrícia e ginecologia.

Nele, são disponibilizados: consultas de pré-natal de alto risco; coletas de PCCU; programa de planejamento familiar; atividades educativas; serviço de ginecologia com controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e realização de exames como colposcopia e biópsia uterina; exames de mamografia e ultrassonografia; atendimento médico com mastologista e atendimento psicológico.

“Vamos intensificar as ações educativas e os exames por todo esse mês, incentivando o cuidado com as mulheres. Vamos focar na prevenção e também no diagnóstico precoce. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são muito maiores e essa mulher pode evitar maiores complicações, como por exemplo a mastectomia, ou seja, a retirada da mama que é muito radical e traz muito sofrimento à mulher”, explica a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, enfermeira Dináuria Faria.

Enfermeira Dináuria Faria explica que ações educativas e exames serão intensificados durante este mês. Foto-Mauro Nayan

A ideia é propor um mês inteiro dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. A secretária de saúde, Dayane Lima, informou que uma das iniciativas deste mês, para incentivar a prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa, é dobrar o número de mamografias disponibilizadas no Centro de Referência da Mulher.

“Vamos aumentar de 200 para 400 mamografias este mês na Casa da Mulher, e vamos continuar aumentando esse número para diminuir a demanda reprimida de mamografias até o final do ano. Queremos com isso garantir às nossas mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de qualidade”, destacou a secretária.

A única mulher vereadora em Santarém, professora Maria José Maia (à direita), e a titular da Semgof, Josilene Pinto, marcaram presença na abertura do evento. Foto-Mauro Nayan

Em Santarém, a campanha Outubro Rosa 2019 terá programação até o próximo dia 11, mas as ações no centro de referência serão intensificadas por todo o mês. Serão desenvolvidas programações diversas que incentivem a atenção e o cuidado às mulheres.

Centro de Referência em Saúde da Mulher: Unidade está pronta para atender ao público feminino com informações, consultas e todo o suporte. Foto-Mauro Nayan

Programação - Campanha Municipal Outubro Rosa 2019

02/10/2019

8h30 – Abertura da Campanha Municipal Outubro Rosa

Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher (Av. Barão do Rio Branco)

Educação em Saúde – (Enfª Dináuria Faria)

Atendimentos com fisioterapeuta – Prevenção e exercícios das mulheres mastectomizadas - Dra. Gabriela Amorim

03/10/2019

8h30 - Programação das MANAS com distribuição de brindes

Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher (Av. Barão do Rio Branco)

11/10/2019

18h - Caminhada Educativa (Parceria com CEPES)

Local: Saída: Praça das Flores. Chegada: Orla da Cidade

18h30 – Blitz Educativa (atividades: aferição da PA, testes rápidos glicemia, HIV, sífilis, Hepatites B e C).

Local:  Orla da Cidade – Em frente ao Terminal Fluvial Turístico (TFT)

(Encerrando com aula de Zumba)

 

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Dayse Lima Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação