Notícias

Atualizado em 24/08/2019 às 18h44

Prefeitura realiza ação social e sensibiliza população rural contra o trabalho infantil

Com o objetivo de sensibilizar sobre os males do trabalho infantil e levar educação, lazer e serviços públicos gratuitos de qualidade à população da Comunidade Estrada Nova, a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Assistência Social (Semtras), Cultura (Semc), Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semma), Núcleo de Esporte e Lazer (Nel) e Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), realizou na manhã deste sábado (24), uma programação especial durante a "Ação Intersetorial das comunidades impactadas pelo aterro sanitário do Perema". A ação ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião.

O evento contou com a presença de equipes treinadas da Semsa que ofereceram serviços de consultas médicas e de enfermagem, avaliação odontológica, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene bucal, farmácia básica, aferição de pressão arterial, testes de glicemia; hepatites; HIV e sífilis, administração de albendazol e vitamina A, vacinação, atividades educativas e expedição de Cartão SUS.

A Semtras levou a equipe da Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), programa que visa educar e sensibilizar as pessoas acerca do enfrentamento ao trabalho infantil. Foram distribuídas revistas em quadrinhos que orientam e ajudam às crianças a detectarem situações de trabalho infantil e ensinam a como denunciar. Também foram dadas instruções e orientações aos pais, ensinando-os à como identificar o trabalho infantil e seus males, assim como foram fornecidos números para denúncia.

"São excelentes essas atividades e serviços que estão sendo oferecidos na comunidade hoje, pois é difícil pra quem mora em área rural se deslocar até a cidade. O atendimento está sendo excelente e essa comodidade de poder ser atendido aqui é ótima. Os serviços que mais gostei de ter tido acesso foram a orientação odontológica, a consulta médica e a vacinação", relatou Gilcilene Freitas, professora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião.

A Semc, através do NEL, ofereceu diversas atividades físicas e jogos de tabuleiro para as crianças e jovens. Brincadeiras como "queimada" e futebol de campo marcaram presença. Já para quem queria um jogo mais estratégico havia damas e dominó. "Estou gostando muito desse evento de hoje, eu já tomei minha vacina e agora vim jogar damas", disse Angelina dos Santos, aluna da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião.

Logo após se divertirem bastante e gastarem suas energias nas atividades do NEL, as crianças aproveitaram o Cine Ambiental - parte do Projeto Sala Verde da Semma/Ciam. A criançada aprendeu bastante sobre os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a separação dos resíduos através da coleta seletiva e o consumo racional de água de forma lúdica durante exibição de animação educativa. Em seguida foram realizadas brincadeiras e jogos pedagógicos do Projeto Sala Verde, quebra-cabeças e o jogo Trilha Ecológica foram destaques, além da mascote, a Abelhinha, é claro. Durante as brincadeiras, as crianças aprenderam mais sobre a preservação do meio ambiente e ganharam brindes ao final das brincadeiras.

"Eu achei essa atividade muito divertida ao mesmo tempo em que ensinou várias lições sobre como cuidar do meio ambiente. Se cada um fizer sua parte já ajuda muito na preservação ambiental. Mas o mais legal é que tudo é ensinado durante jogos e brincadeiras deixando a atividade mais interessante, eu mesmo gostei mais da Trilha Ecológica", explicou Marlisson Araújo, de 13 anos e estudante da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião.

Masih Saldanha Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação