Notícias

Atualizado em 24/08/2019 às 14h27

Idosos do Cras São José Operário aprendem a transformar garrafas PET em vasos de plantas medicinais

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente matéria-prima ou produto.

Entender o que é reciclagem é simples: trata-se de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior. Isso é feito de várias maneiras e vemos o resultado desse processo no nosso cotidiano.

Foi com a ideia da reciclagem que mais de 40 idosos homens e mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José Operário passaram uma tarde inteira transformando o que iria para o lixo em artes.

As peças produzidas durante a oficina de reciclagem de garrafas PET na sexta-feira (23) servirão de itens de decoração para acomodarem diversas plantas utilizadas na medicina alternativa. Elas serão levadas para a Avenida Tapajós para exposição durante a abertura da Semana da Pátria que esse ano traz a temática do Meio Ambiente.

"Trabalhamos essa temática sempre com a intensão de falar sobre a importância de se praticar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, e é claro, não poderíamos deixar a nossa melhor idade de fora dessa iniciativa", observou a orientadora do centro Gracilene Carvalho.

A senhora Matilde de Sousa de 87 anos usuária confidenciou que levaria para sua família uma missão: "Me sinto na obrigação de repassar essas orientações de como cuidar do meio ambiente para minha família, isso faz bem para todos. Aprender com essa oficina além de estar com os amigos do Cras foi muito importante. Muita lixo poderia ser transformado em obras de arte e foi isso que aprendemos. Se cada um de nós fazer a nossa parte o meio ambiente irá agradecer."

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação