Notícias

Atualizado em 11/07/2019 às 9h43

Atracação no Porto da Tiradentes encerra neste domingo; trecho vai receber as obras do Projeto Orla

Foram realizados serviços de adequação e melhorias em toda a estrutura do Porto do DER, no bairro PrainhaEquipes técnicas das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Mobilidade e Trânsito (SMT) reuniram com representantes dos proprietários das embarcações nesta quarta-feira (10). Na ocasião ficou definido que a atracação na Praça Tiradentes encerra no próximo domingo (14), pois o trecho vai receber as obras do Projeto Orla.

"Reunimos com os operadores das embarcações que atuam na Praça Tiradentes, ouvimos solicitações e demandas para a necessidade de adequação do porto para operação tanto de ferry boat quanto dos barcos. O prazo para a mudança para o Terminal de Cargas e Passageiros encerra neste domingo," frisou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Paulo de Jesus.

Terminal de Cargas e Passageiros no bairro Prainha (Foto: Ronaldo Ferreira)No Porto do DER, para onde as embarcações serão transferidas, já é realizada operação de carga e passageiros com as balsas da Camila Transporte. Outros dois ferry boats e três embarcações que desenvolviam suas atividades no porto da Tiradentes também já estão operando no local.

Durante a reunião foram explanados detalhes sobre os serviços do Projeto Orla e destacado o que ainda falta ser executado. "Precisamos mobilizar para que a obra finalize este ano. É necessário que todas as embarcações saiam do local para o serviço continuar avançando, pois é benefício para a população em geral. Na segunda-feira (15) todos já deverão estar no porto do DER porque a empresa já estará fechando a área da Tiradentes com tapumes para dar continuidade com os serviços da Orla", explicou o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões.

O Projeto Orla

O projeto prevê a construção de um muro de contenção de 1,640 m da Travessa Augusto Montenegro até o Bosque Vera Paz; seis píeres para atracação de embarcações; e duas casas de bombas da Travessa Augusto Montenegro até a Travessa 2 de Junho. Os trabalhos no local iniciaram no dia 14 de dezembro de 2017 e só foram possíveis após liberação de recursos advindos do Ministério da Integração Nacional, no período em que Helder Barbalho era ministro

Com a conclusão da Orla, Santarém vai ficar mais bonita. A obra representa mais que beleza e organização para a frente da cidade, é um serviço que vai contribuir diretamente para a contenção da enchente do rio Tapajós, colaborará com o fortalecimento do economia local, e acima de tudo, fará a integração regional com os municípios vizinhos.Projeto Orla em andamento (Foto: Fabrício Galúcio)

Ailanda Tavares Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação