Notícias

Atualizado em 25/06/2019 às 18h15

Equipes do HMS e UPA participam de curso no Hospital Albert Einstein


Curso foi custeado pelo Ministério da Saúde através do Projeto Proad SUS em parceria com o IPG e a Prefeitura de Santarém
Oito médicos e oito enfermeiras que atuam no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas estão no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Eles participam de uma qualificação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em urgência e emergência com simulação realística. O curso é ministrado no modelo mais atual de atendimentos urgentes e emergenciais e tem duração de dois dias, 24 e 25 de junho.

Segundo o diretor geral do HMS, Dr. Itamar Júnior, o projeto tem como objetivo qualificar médicos e enfermeiros atuantes nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS em temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências do adulto, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas e condutas estabelecidas. "Poder levar esse número de colaboradores para um Hospital de reconhecida excelência em saúde é um grande ganho para todos. Principalmente para os pacientes que precisam do acolhimento em Santarém", disse Itamar.

Leia também:

Treinamento de relevância

"Aqui nós estamos recebendo informações práticas voltadas para as situações do dia-a-dia. Como, por exemplo, auxiliar o médico de forma ágil e eficiente em casos acometidos por Infarto Agudo do Miocárdio, Edema Agudo Pulmonar, Asma, Pressão Alta e AVC", destacou a enfermeira Dilcineia Portela.

A médica plantonista do HMS e UPA, Cintia Sabino, ressaltou a importância da experiência. "É extremamente importante para a vivência médica aprender com profissionais do mais alto padrão em uma instituição do nível do Albert Einstein. É, sem dúvida, a melhor experiência da minha vida", enfatizou.

A ação foi custeada pelo Ministério da Saúde (MS), através do Projeto Proad SUS. A inserção no Projeto só foi possível após uma parceria entre o Instituto Panamericano de Gestão (IPG), organização social responsável pela administração das duas Unidades de Santarém, e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contando com o apoio do prefeito de Santarém Nélio Aguiar.

Abrangência do curso

No atendimento inicial das situações de urgência e emergência é de grande importância a identificação precoce, monitorização adequada e manejo dos diversos quadros que comumente ocorrem no âmbito intra e extra-hospitalar. O conhecimento desses protocolos salva vidas.

No curso, os profissionais tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação. A simulação realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.

O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos.

___

Natashia Santana - Assessora de Comunicação do HMS e UPA
99191-0655

Redação Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação