Notícias

Atualizado em 25/06/2019 às 10h45

Espetáculo 'A Arte Que Vem Delas' leva centenas de pessoas à Casa da Cultura


A Casa da Cultura ficou pequena na noite desta segunda-feira (24), para o grande público que marcou presença para prestigiar o espetáculo "A Arte Que Vem Delas", realizado pela Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Santarém. O espetáculo que acontece há 3 anos dentro da programação de Aniversário da cidade tem uma preparação de vários meses, com composições de roteiros, escolha e desenho de figurinos, temas a serem abordados, ensaios constantes e muita dedicação para que tudo fosse apresentado da forma mais perfeita.

"Para o espetáculo deste ano nós fizemos um trabalho de pesquisa bem importante para que pudéssemos contar um pouco da história dessas mulheres que fizeram e fazem parte da cultura da nossa cidade. A ideia de criar o espetáculo é uma forma de reconhecimento por todo trabalho, história e exemplo que muitas mulheres deixaram como legado para nós", afirmou a coordenadora da escola de Artes, Monique Marinho.

O espetáculo que é uma espécie de musical, apresentou a cultura de vários locais. "Entre as homenagens, nós pudemos apresentar e conhecer um pouco mais sobre: As Pretinhas da Angola, As Lavadeiras que tinham um papel muito importante aqui em Santarém, professora Helena, artesãs da terra com Dica Frazão e muitos outros nomes que apresentamos nesta noite e que são extremamente importantes para a história que retratamos neste espetáculo", finalizou Monique Marinho.

Música, dança, teatro e artes visuais. Tudo em uma só noite e em um só palco. A Arte que Vem Delas, ainda contou com a participação especial de artistas da terra ligados à música e a dança, como: Ádria Góes, Maria Lídia, Márcia Lima, e ainda teve o brilhantismo e talento dos professores da Escola de Artes: Sebastião Imbiribira, Erlane Santos e Ivo Silva que encantaram ainda mais a noite ao lado da banda Bade.

Mas o que falar dos mais de 500 alunos que construíram esse espetáculo de mais de 1 hora e 30 minutos? Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Todos juntos num único palco para mostrarem a beleza e os encantos da nossa arte e cultura. "Feliz demais em podermos estar apresentando mais um ano de espetáculo da Escola de Artes. Aqui é nosso celeiro de talentos, aqui é onde descobrimos e conhecemos o cantor, o bailarino, o artista plástico, o ator e atriz que mora em cada aluno da nossa escola", afirmou a secretária municipal de Educação, Mara Belo.

A Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy atende atualmente 1500 alunos de 05 a 80 anos, ofertando nove cursos. Oportunidade totalmente gratuita para a população de Santarém.

"A Escola de Artes oportuniza a valorização da nossa Cultura, de criação de nossos futuros artistas. Nós fazemos questão de frisar e apoiar eventos como esse, porque temos ciência do quanto tudo isso é importante para esses alunos. Conseguimos ver o brilho nos olhos de cada um quando estão se apresentando. Um de nossos focos e objetivos enquanto governo é também valorizar esses momentos e dar cada vez mais apoio para a arte no nosso município, valorizando sempre as pessoas", afirmou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Confira mais momentos do espetáculo "A Arte Que Vem Delas":



Keliane Tomé Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação