Notícias

Atualizado em 23/04/2019 às 16h14

Prefeitura anuncia construção de pontes de concreto na Dom Frederico Costa e Rua 13 de outubro


Além das pontes, pavimentação de ruas também serão executadasO prefeito Nélio Aguiar, o secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra) Daniel Simões e a equipe técnica da Secretaria reuniram na manhã desta terça-feira (23), com representantes dos bairros Área Verde, Jutaí, Urumari, Maicá e São José Operário para apresentar as obras de construção das pontes da grande área da zona leste da cidade e pavimentação das ruas.

Primeiramente, o gestor municipal Nélio Aguiar, destacou aos presentes as obras que já estão em execução pela Prefeitura. "Temos o projeto do anel viário do Jutaí que está sendo efetuado. Ontem (22), a empresa iniciou os serviços para a construção da ponte de concreto na Rua 13 de outubro, a qual também será pavimentada. Já no trecho da Transmaicá, que vai interligar a área portuária com a Curuá-Una, uma outra ponte já foi construída. Para este local já contamos com o projeto de pavimentação", explicou.

Leia também:

Obras já iniciaram na ponte da Rua 13 de outubro 

Durante a explanação, Nélio Aguiar anunciou para os representantes da zona leste a construção da ponte de concreto localizada na Avenida Dom Frederico Costa. "Era uma demanda bem antiga. Nós fizemos o projeto no início da gestão, mas não conseguimos o recurso, então buscamos outra alternativa, que é fazer parceria público privada com uma empresa que está se instalando na área portuária da cidade. A empresa já iniciou a fabricação de algumas peças e em torno de 30 dias elas já estarão na cidade. A partir disso, nossa equipe inicia de fato a construção da ponte, que contará com espaço para pedestre, veículos e ciclistas. Após começarem os serviços, a previsão é que a obra finalize em torno de 70 dias. Além disso, já estamos aguardando a liberação do asfaltamento da Dom Frederico, da Moaçara até a Marcílio Dias, garantindo a mobilidade urbana para vários bairros", ressaltou.Secretário Daniel Simões apresenta os projetos aos representantes dos bairros Área Verde, Jutaí, Urumari, Maicá e São José Operário 

O titular da Seminfra, Daniel Simões, destacou que o projeto foi elaborado de acordo com o código do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinap), que é o código do governo federal para todas as obras. A obra será realizada por meio de uma parceria com a iniciativa privada. "A Dom Frederico é uma pista dupla e de tráfego intenso, portanto não pode receber uma simples ponte. A ponte definitiva está projetada para possuir 15 metros de comprimento e 20 metros de largura, sendo esses 20 metros divididos em dois tabuleiros com pista dupla: um lado terá uma ciclovia e um calçamento para pedestre. Somente para a construção da ponte serão investidos R$ 2.126.448,33. Além disso, a ponte precisa ser construída num nível mais elevado, para prevenir a via de alagamentos em caso de transbordamento do Igarapé".

O presidente da associação de moradores do bairro São José Operário, Sandro Sousa, agradeceu pelo investimento para a infraestrutura na grande área. "A gente recebe essa notícia com grande alegria. Depois de vários anos, enfim vamos ver essa obra, que é de grande valia e de grande impacto para a cidade. Vai melhorar a questão de mobilidade no bairro e a vida de muitas famílias", comentou.

Ailanda Tavares Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação