Notícias

Atualizado em 12/04/2019 às 17h03

Primeiro trimestre de 2019: 310 alunos capacitados pela Prefeitura por meio do TIN e Casa Brasil


Estagiários do curso de caixa informatizado do TINNesta sexta-feira (12), 135 alunos dos programas de capacitação governamental Telecentro de Informação e Negócios (TIN) e 175 da Casa Brasil, vinculados à Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), da Prefeitura de Santarém receberam certificados pela conclusão de cursos nas áreas de informática básica, designer gráfico, caixa informatizado, auxiliar administrativo, técnico de vendas e libras. Em dois anos, a atual gestão já proporcionou a capacitação de 2.525 jovens, contribuindo para o ingresso de muitos no mercado de trabalho.

Os certificados entregues na manhã de hoje, no auditório do Iespes, são referentes às primeiras turmas formadas no primeiro trimestre de 2019. Foram 6 turmas capacitadas a partir do TIN e 24 pela Casa Brasil. Entre esses alunos está o jovem Adanilson Luiz Vieira, 19 anos, concluinte do curso de Caixa Informatizado. Ele adquiriu sua primeira experiência de capacitação.

Adanilson Vieira, concluinte do curso de caixa informatizado pelo TIN recebendo seu certificado"O curso é muito bom para nós, jovens, entrarmos no mercado de trabalho e assim conseguirmos nossa primeira experiência profissional e é bem visto, também, um estágio voluntário [Adanilson realizou estágio na filial do grupo CR, localizado na Avenida Mendonça Furtado]. Nós fizemos esse estágio, aprendemos muito e agora vamos buscar mais formação na busca de uma vaga", ressaltou o aluno.

Os cursos ofertados pela Prefeitura também são aproveitados por aqueles que já possuem uma graduação de nível superior e estão trabalhando. É o caso do bacharel em Gestão Pública, Júlio César Viana, 26 anos, formado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Atualmente é servidor da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).Júlio Viana, concluinte do curso de informática básica da Casa Brasil

"Realizei o curso de informática básica na Casa Brasil o que vai auxiliar em minha qualificação. Vai agregar muito para a questão de obter mais conhecimento. E eu recomendo que todo jovem faça os cursos ofertados pela instituição", pontuou Júlio.

Preparação profissional
Chefe da Divisão da Semdec, Rosemary FonsecaAlém de proporcionar experiência na parte teórica, a Prefeitura de Santarém possui parcerias com instituições privadas para o encaminhamento de alunos em estágio, desenvolvendo, portanto a parte prática. Nesse primeiro trimestre, foram 50 alunos encaminhados para estágio voluntário. Ao longo de dois anos, o número chega a 427. Em muitos casos, o estagiário é contratado pela empresa, de acordo com a chefe de Divisão da Semdec, Rosemary Fonseca. "Normalmente as empresas absorvem os estagiários, principalmente os do curso de caixa informatizado".

A busca pela qualificação profissional e a adequada preparação para estar apto a ingressar no concorrido e seletivo mercado de trabalho foram pontos destacados pelo vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, que na ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar.Vice-prefeito José Maria Tapajós durante fala sobre a importância da qualificação

"O que a Prefeitura faz, apoiando esses projetos, sem dúvida nenhuma é muito importante para nós, município, porque estamos fomentando a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Nós sabemos que hoje, quando se está saindo de uma faculdade, do ensino médio ou quem sabe até concluindo o ensino fundamental, a pessoa que faz um curso deste nível começa bem a sua preparação, qualificando a partir do momento em que é entregue o currículo para a avaliação em uma empresa. O número de pessoas já qualificadas nesses projetos é muito grande e isso em dois anos, já iniciando o terceiro ano. Não tenho a menor dúvida que nós vamos continuar trabalhando, continuar apoiando para que esses jovens tenham oportunidade", afirmou o vice-prefeito.Titular da pasta da Semdec Ruy Correa entregou certificados aos concluintesVereador Didi Feleol, esteve presente representando o Legislativo Santareno

Samuel Alvarenga Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação