Notícias

Atualizado em 03/04/2019 às 16h50

Curso de Camareira (o) garante mais profissionais qualificados para o Turismo em Santarém


No período de 1° a 3 de abril, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) formou 28 novos profissionais para atuar no mercado turístico de Santarém, com a realização da segunda turma do Curso de Camareira (o). Os dois primeiros dias de estudos foram sobre a teorias das técnicas de arrumação e conceitos éticos da profissão e no último dia, aula prática no Barrudada Tropical Hotel.

Para Maria Jandira Alves Gama, que atua na área da gastronomia há 20 anos, e também com massoterapia, o curso contribui para o crescimento como profissional. "O curso foi muito proveitoso, tanto a teoria quanto a prática irá contribuir muito para o nosso crescimento, pois aprendi muitas coisas, dentre elas, alinhar os lençóis e edredons, arrumar cama de casal e solteiro, zelo com a limpeza dos banheiros, higiene com os apartamento e a ter muita responsabilidade nessa profissão", ressaltou.

Curso capacitou 28 pessoas.De acordo com Lucenilda Rodrigues Pinho, que trabalhou no comércio e no momento está desempregada, o curso ajudará na busca de novas oportunidades. "Uma amiga me informou em uma rede social e me interessei, mais uma qualificação hoje, mesmo que você já tenha experiência em outras áreas é bom se especializar em outras. Com curso como este aprendemos a ter mais qualidade em nosso trabalho. Aprendi como se arrumar a cama, nunca imaginava que tinha tantos lençóis e as formas que arruma eles, e a gente aprende mesmo, na prática, e quando eu tiver oportunidade, vou fazer meu trabalho muito bem", enfatizou.

Curso ofereceu aulas práticas e teóricasO secretário de Turismo Diego Pinho informou que além dessa turma, ainda este semestre será realizado um curso de Camareira (o) em Alter Do Chão. "Estamos com um cronograma para realizar outras capacitações e ainda este semestre vamos realizar um curso de Camareira (o) em Alter do Chão. Um dos nossos trabalhos é a capacitação e profissionalização dos nossos agentes que trabalham na cadeia produtiva do turismo, pois com profissionais mais qualificados teremos a garantia de oferecer serviços com mais qualidade e assim garantir o possível retorno dos nossos visitantes e turistas", destacou.

Com um papel profissional importante na governança nos meios de hospedagem, as (os) Camareiras (os) tem o contato direto com os hóspedes com o trabalho voltado para o bem-estar e comodidade em seus quartos. Em datas especiais o profissional tem a capacidade em fazer uma arrumação diferenciada e estilosa a exemplo de arrumação para hóspedes vip's e lua de mel.

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação