Notícias

Atualizado em 26/03/2019 às 12h02

Educação ambiental desperta a preservação da vida


Atividades na Escola N. Sra. de Fatima dão seguimento a programação da Festa Anual da Árvore e Dia Mundial da Água.

A Escola ganhou mais uma árvore "Com esse trabalho, esperamos que eles sejam multiplicadores da ideia de preservar a vida e contribuir com o meio ambiente". É a constatação do professor Sidney Nascimento que participou na manhã desta terça-feira (26), na Escola Nossa Senhora de Fátima, bairro Laguinho, da organização das atividades referentes à Festa Anual da Árvores e Dia Mundial da Água.

A criançada ganhou mais conhecimentos com o plantio de mudasA iniciativa ocorre no período de 25 a 29 de março junto às escolas da rede pública de Santarém. A mobilização é uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed) e Agricultura e Pesca (Semap); Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio); Serviço Florestal Brasileiro (SFB); Projeto Baderna; Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará/Santarém (Eetepa Santarém) e Projeto Escola D'Agua.

"Acabamos fazendo um projeto interdisciplinar. Abrangemos todas as áreas: Ciências, Religião, História, Geografia. A Língua Portuguesa com a produção de texto. Está sendo uma semana bem produtiva", afirma Sidney Nascimento.Desenhos sobre o meio ambiente coloriam as paredes da escola

Na escola, as paredes ficaram tomadas pelo colorido dos desenhos. Resultado das atividades desenvolvidas em sala de aula.

"A gente brincou muito, fizemos vários desenhos. Aprendi muito sobre a água e sobre a árvore. Devemos preservar a natureza", disse a estudante da 4ª série Emanuele Ferreira, de 9 anos de idade.

Leia também:

Escola reflete sobre os cuidados com as árvores e a água"Precisamos preservar as águas, pois há pessoas que nem sequer tem em suas casas. Achei incrível o plantio das árvores. Vamos cuidar bastante dela", contou a estudante também da 4ª série Ângela Azevedo.

A proposta da programação busca fazer uma reflexão das temáticas socioambientais pelo compromisso de exercitar a arborização, lembrando a importância das árvores para a vida.

Além das atividades de sala de aula, ao longo desta manhã foram promovidas atividades como o plantio de mudas. O Projeto Sala Verde Itinerante levou jogos, brincadeiras e o cine ambiental.Sala Verde Itinerante leva saberes ambientais

Festa Anual das Árvores e Dia Mundial da Água

O Dia da Árvore é comemorado no Dia 21 de Setembro. Essa data foi escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério sul que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

Apesar de ser comemorado nos dias de hoje no Brasil, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, a ser celebrado no Pará na última semana de março.Meninos e meninas fizeram fila para participar das ações da Sala Verde Itinerante

Esse ano a árvore homenageada é a Samaúma (Ceiba pentranda), conhecida também como "Rainha das Florestas".

Já o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março é a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Programação

26 a 28/03
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Escolas Municipais
Atividades: Palestras
Produções de Material
Campanha de coletas de sacolinhas
Plantio de mudas

Escola participantes/Bairro
- Nossa Senhora de Fátima/Laguinho
- Sofia Imbiriba/Liberdade
- Maria Amália/Mapiri
- Rotary Caranazal
- Delfina de Jesus Amorim/Aeroporto Velho

29/03 – ENCERRAMENTO
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Parque da Cidade
Atividades:
A Hora de Plantar – (08:30 às 09:30 h.) – Plantio de mudas de Pau-rosa e Samaúma
Palestras;
Exposição de Trabalhos (Alunos);
Caminhada Ambiental

Júlio César Antunes Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação