Notícias

Atualizado em 14/03/2019 às 17h30

HMS ganha novos equipamentos para atender melhor a população

Atuando na melhoria da saúde e confortabilidade dos pacientes, a Prefeitura de Santarém entregou nesta quinta-feira (14), ao Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo (HMS) 49 camas hospitalares, 49 colchões, 10 berços, 10 colchões para berços, 20 macas inoxidáveis e outras mobílias que garantirão um atendimento mais humanizado.

A solenidade de entrega ocorreu às 9h30 e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de Saúde Dayane Lima, do delegado José Kleidson de Castro da Polícia Civil e de representantes do Conselho Municipal de Saúde. Os itens foram comprados com recursos recuperados pelo Ministério Público Estadual durante a Operação Perfuga. A verba destinada para a compra dos insumos foi de R$ 204 mil reais.

"Todos esses equipamentos vão ajudar a dar mais conforto para os pacientes. As camas hospitalares, por exemplo, não eram mudadas há décadas. O HMS e os pacientes só têm a ganhar", enfatizou o diretor geral da Unidade, Dr. Itamar Júnior.

Para a secretária de saúde Dayane Lima, a gestão municipal está conseguindo mostrar à população a melhoria no atendimento à saúde em Santarém. "A ala mais beneficiada com esses equipamentos entregues hoje, será a obstetrícia e o berçário. Isso dará maior conforto e melhor acolhimento as mães e aos bebês, promovendo bem estar durante sua interação no Hospital Municipal", destacou.

A secretária de Saúde garantiu que novos equipamentos ainda devem ser entregues ao Hospital nos próximos dias. Serão centrais de ar e ainda investimentos na lavanderia da Unidade, com a aquisição de novos materiais.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que já é a segunda entrega de equipamentos com recursos frutos de decisões judiciais originadas por meio da Operação Perfuga. Para o gestor, a saúde de Santarém ganha um reforço importante com os novos investimentos.

"Essa é a segunda entrega de equipamentos. Tivemos a primeira entrega, na qual houve a entrega de cadeiras de rodas, macas, colchões, também decorrentes do ressarcimento do dinheiro público, fruto da Operação Perfuga. É uma grande contribuição à população santarena. Sempre gosto de destacar que o nosso Hospital recebe uma demanda regional. Então, toda ajuda é bem-vinda. Conforme o dinheiro for entrando na conta, vamos conversando, dialogando com o Ministério Público e definindo novos investimentos no hospital. O próximo [investimento] será modernizar a lavanderia para oferecer melhores serviços para a população", adiantou Nélio Aguiar.

As aplicações de melhorias no HMS não param por aí. Aumentou-se de quatro para cinco o número de centros cirúrgicos. A atual gestão já realizou vários investimentos que estão atuando na melhoria do atendimento da demanda de pacientes que o HMS recebe não somente de Santarém, como também de outros municípios da região. A recepção revitalizada do Hospital também foi entregue à população pela Prefeitura nesta segunda-feira (11).

Em 5 de fevereiro deste ano, o atual governo municipal também fez a entrega de 17 novas cadeiras de rodas, para auxiliar na movimentação de pacientes com mobilidade reduzida ou que estão em recuperação no HMS.

Em 2018 foram entregues também um novo laboratório, com equipamentos importados de alta tecnologia digital ultra sofisticados e também uma cozinha moderna que produz diariamente cerca de mil refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Saiba mais:

Dayse Lima Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação