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Atualizado em 29/12/2018 às 11h35

Educação: inauguração de novas unidades e elevação do Ideb estão entre as principais ações de 2018


 

Novas instalações da Umei Prainha foram entreguesA Prefeitura de Santarém por meio a Secretaria Municipal de Educação (Semed) fez um balanço das principais ações realizadas no ano de 2018 e avaliou como positivo os resultados alcançados. Entre as conquistas está a entrega de quatro Unidades de Educação Infantil e a elevação do Índice da Educação Básica.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mara Belo, do 1º ao 5º ano, Santarém alcançou 5.5 e do 6º ao 9º a pontuação foi de 4.5. Nesse sentido, segundo a secretária, em 2019 serão concentrados mais esforços para que de forma especial do 6º ao 9º ano, eleve-se ainda mais os resultados.Crianças do bairro Santo André foram contempladas com a Cemei Antônia Corrêa e Sousa no mês de junho

Em relação a obras, nos últimos dois anos de gestão do prefeito Nélio Aguiar, já foram entregues sete novas unidades, sendo três em 2017 e quatro em 2018, incluindo a unidade construída no bairro do Amparo que será inaugurada brevemente. As sete unidades atendem aproximadamente 1 mil crianças, que passaram a contar com espaços mais dignos e apropriados ao ensino/aprendizagem.

A Secretária de Educação de Santarém Mara Belo avaliou 2018 como um ano difícil em níveis administrativos, pedagógicos e financeiros, mas contou também com um esforço redobrado da gestão para garantir o Piso Nacional e todos os direitos dos servidores efetivos conforme determina o Plano de Cargos e Carreira (PCCR) da categoria, com destaque às progressões horizontal e vertical.

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Contratação de servidores por meio de PSS
A realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) foi muito importante para a contratação temporária de servidores, professores e pedagogos com critérios mais qualificados. Somando-se a isso, a realização de pleitos eleitorais com processo diferenciado, visando à escolha dos gestores das escolas indígenas. Além disso, o fortalecimento da parceria com Instituto Ayrton Sena, por meio da implementação de dois programas de referência ao trabalho pedagógico da rede municipal que foi "Fórmula da Vitória", com a realização do reforço escolar dos alunos do 6º ao 9º ano.15 de outubro - Santarém comemorou Dia do Professor com resultados positivos no Ideb

O assessor educacional da Semed, Marcos Gentil avaliou o ano de 2018 positivamente, haja vista que a principal atividade do setor é dialogar com todos os setores do órgão, com foco principal no aluno e no professor, a fim de minimizar problemas que estejam interferindo no processo do ensino/aprendizagem. "Nós avaliamos que dentro da educação, como um contexto complexo que diariamente lida com as mudanças de comportamento, principalmente do estudante tanto no aspecto cognitivo se tem muito a comemorar os resultados da divulgação do Ideb", ressaltou.

Segundo ele, esses resultados confirmam o compromisso da gestão no que diz respeito a dar condições necessárias para que o ensino ocorra de maneira satisfatória. "Essa é uma das conquistas importantes que só renova o nosso compromisso e da instituição, bem como a certeza de que estamos ofertando um ensino de qualidade, que promova as mudanças que tanto esperamos, a partir de aprendizado dos alunos", afirmou.

Gentil ainda destacou que esse diálogo com os demais setores no sentido de fortalecer a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino e permitir que essa formação se materialize nas salas de aula, representa um estímulo para que se continue com o trabalho e tudo aquilo que tem de positivo. "Eu acredito que a realização do PSS para a contratação de professores e pedagogos deu uma transparência, reconhecendo o mérito do profissional, que em tese significa que tem a competência de atuar em sala de aula e reúne os requisitos necessários para atuar na docência", argumentou.

Aumento de alunos na Escola de Artes
Alunos da Escola de Artes Emir Bemerguy em I Recital de Musicalização Infantil como culminância das atividades do ano de 2018A secretária de Educação destacou os avanços qualitativos da Escola de Artes Emir Bemerguy que deu um salto com relação ao atendimento ao público de 300 para 1.653 alunos. Segundo ela, com a elevação desses números a escola possibilitou a oportunidade à descoberta de novos talentos por meio do atendimento na área das artes, tais como: música, dança, teatro e artes plásticas.

Novas salas na Comunidade Perema
06 de agosto - Ampliação da Escola Rosilda WanghonA comunidade de Perema, na rodovia Santarém Curuá-Una foi contemplada com a construção de mais três salas de aula e a revitalização completa da escola, com isso, passou a atender aproximadamente 200 alunos. "Esse era um pleito esperado pela comunidade por dez anos", explicou.

Instituições de educação com mobílias novas
Em relação ao mobiliário das escolas municipais foram entregues à comunidade escolar sete mil carteiras; 10 mil quites escolares e 1.300 colchonetes para atender as Umeis, tudo isso como resposta às demandas que as unidades escolares já aguardavam há algum tempo. Além disso, em se tratando ainda sobre mobiliário foram entregues aos Centros Municipais de Educação Infantis (Cemeis) berços, colchonetes, armários, mesas, cadeiras, freezers, geladeiras, fogões, entre outros utensílios de cozinhas adquiridos pela gestão municipal em 2018.

Ações planejadas para o Novo Ano
Para 2019, segundo Mara Belo, já se encontra em fase de conclusão o plano financeiro e pedagógico da Semed, com a expectativa de muito trabalho e na dimensão pedagógica, os esforços serão concentrados na evolução da melhoria dos indicadores e no alinhamento da Nova Base Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino fundamental. Na dimensão obras e mobiliário já está previsto no setor financeiro o atendimento e a melhoria das unidades escolares e infantis 12 mil quites para alimentação escolar; 10 mil carteiras escolares; entrega de 400 balanças, para que as escolas no ato do recebimento da merenda escolar possam confirmar o quantitativo recebido; a construção de muros e perfuração de 12 novos poços de captação de água potável, para atender as demandas das escolas municipais e unidades infantis.

Mara destacou que se tem a previsão da cobertura de três e a conclusão de cinco novas quadras, sendo uma delas na região de rios. Além disso, está prevista a construção de três escolas novas, totalizando mais seis salas de aula, para atender a demanda de matrículas na rede municipal. Por fim, a previsão ainda no primeiro semestre de 2019 da revitalização das escolas de atividades complementar: a Escola do Parque e a Escola de Artes Emir Bemerguy, bem como, a conclusão da escola da comunidade de Piracãoera de Baixo, na região de várzea.

Educação municipal na cidade
Professora Adriane Menezes representou Santarém com a conquista da etapa regional do 11º Prêmio Professores do BrasilA diretora de ensino e assessora de educação urbana da Semed, professora Marilza Serique informou que a rede municipal de ensino de Santarém tem muito ao que comemorar ao finalizar o ano de 2018. Segundo ela, as conquistas históricas devem ser lembradas como avanços no processo educativo, assim como os bons resultados alcançados no Ideb, referente ao ano de 2017, divulgados em 2018. "Não se tratam de simples números. Mas a constatação do aprendizado de nossas crianças, o que comprovamos com a elevação progressiva e permanente do Ideb do município de Santarém", registrou.

Junto ao Ideb também é possível constatar os dados sobre o fluxo escolar, em especial, sobre as crianças com defasagem da idade/série. Com relação a esses dados Marilza disse que os professores desses alunos tiveram assistência técnica dos coordenadores da Semed, um bom acompanhamento, utilizando metodologia diferenciada e com isso, 108 crianças deram salto significativo, saindo do 4º para o 6º ano. "Isso é muito importante. Deram esse salto sabendo ler, escrever e interpretar de acordo com o nível de suas séries. Então isso é muito significativo e deve ser comemorado, especialmente pelos professores", ressaltou.

Serique disse ainda que os índices conquistados pela educação municipal de Santarém no Ideb também são resultado de uma trajetória que passa pelo trabalho dos gestores, pedagogos, professores das escolas e dos técnicos da secretaria de educação. A trajetória crescente vem desde 2001, quando foi iniciado um trabalho de melhoria da gestão escolar e as respostas positivas devem-se a responsabilidade de todos os servidores, que integram a rede municipal de ensino.

Marilza Serique informou ainda que a zona urbana conta com os técnicos de referência que comandam os programas: Gestão Nota 10, Nancy Baia; Correção de Fluxo Escolar, Crisolita Paranatinga; Gestão da Politica Alfabetização e Mais Alfabetização, Heloisa Helena Sousa; Alfabetização na Idade Certa, Izivana Xavier; Novo Mais Educação, Varlucia Lages.

Educação municipal no Planalto
O setor de assessoria de planalto tem como responsável a professora Marluce Santos de Pinho e conta com o apoio administrativo dos coordenadores pedagógicos: Aulenice Ferreira da Cruz, Joel Nascimento dos Santos, Maria Lourdes Lira Barros e Rosângela Lima Cruz.

Marluce informou que um dos objetivos da divisão é informar às escolas acerca das ações da Semed; atender ao público em geral e servidores públicos, bem como fazer os encaminhamentos administrativos; promover encontros de formação de modo a auxiliar na prática pedagógica e na gestão; realizar acompanhamento pedagógico in loco nas escolas; assessorar os estabelecimentos de ensino, tendo em vista, os resultados finais e bimestrais, incluindo os indicadores educacionais e realizar atendimento pedagógico como recebimento e análise de planilhas e inserção de dados no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI).

A profesira contou também que o seu setor é responsável por assessorar as escolas localizadas no planalto, nas regiões: Curuá-Una, Eixo-Forte, BR 163 e Ituqui, incluindo a área de várzea, perfazendo o atendimento a 38 escolas polos.

A coordenadora da Assessoria de Planalto disse que o ano de 2018 foi avaliado pela sua equipe de forma positiva, uma vez que conseguiram realizar os encontros conforme o planejamento, ou seja: o estudo de Foco para gestores, assessoramento administrativo e pedagógico.

A positiva avaliação decorre das conquistas, que segundo Marluce, dentre elas, destacou o atendimento individualizado aos diretores, lideranças e representantes das comunidades; formação com 38 gestores; projetos desenvolvidos nas escolas com temáticas sobre o meio ambiente e étnico-racial; a parceria com o projeto "Justiça Vai à escola", desenvolvido nas escolas do Cristo Libertador e Antônio de Sousa Pedroso, com a efetiva participação da comunidade, alunos e servidores das escolas. "Tivemos, ainda, a parceria com a Polícia Militar através do projeto Ronda Escolar e continuamos também com a parceria da Biblioteca Vagalume". Para Marluce, outra parceria importantíssima foi com o Projeto Escola d'Água com as instalações de filtros e escovódromos nas escolas: Antônio de Sousa Pedroso, Sagrado Coração de Jesus, Irmã Dorothy, Antônio da Silva Barbosa, Maria do Rosário Barbosa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Afro Amazônida e São João, na comunidade de Tiningu.

Educação municipal na região de rios
A coordenadora da Assessoria de Rios, professora Gedalbe Pereira da Silva, entre outros assuntos, contou que a sua assessoria desenvolveu atividades de acompanhamento e monitoramento ao trabalho pedagógico das escolas municipais pertencentes à região de Rios. Além disso, realizou acompanhamento da aprendizagem por meio da análise das fichas de leitura e escrita com as orientações do Instituto Ayrton Senna.

Dessa forma, Gedalbe avalia que 2018 foi um ano de inovação e de mudanças, a exemplo da implantação e implementação de novos programas como: "Mais Alfabetização e Gestão de Políticas de Alfabetização", "Fórmula da Vitória", "PSS" e "eleição para gestores". Apesar das mudanças houve muito empenho e comprometimento da equipe.

Nesse sentido, a coordenadora da região de rios, destacou que as principais conquistas passam pelo reconhecimento do trabalho de uma equipe competente, devido a percepção do crescimento pessoal e profissional dos seus integrantes, a conquista do público que se atendeu e o resultado da aprendizagem dos alunos evidenciados através do resultado do Ideb.

No entanto, para se atingir tantas conquistas a equipe teve que superar dificuldades, a exemplo do maior desafio da logística para atender o público nas cinco regiões (acompanhamento pedagógico nas escolas).

Para 2019, a professora Gedalbe Pereira disse que paira, sobretudo, sobre a valorização em relação aos serviços de acompanhamento pedagógico (logística) e implantação de um sistema de matrícula e lotação.

Semed em números19 de junho - Moradores da grande área do Maicá em entrega de Umei
A Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed), em números, conta com 411 unidades escolares e de educação infantil, distribuídas nas regiões de Rios (230), planalto (92) e na cidade (89 escolas). Atualmente estão regularmente matriculados 63.463 alunos, sendo 16.197 na região de rios, no planalto 10,676 e na cidade 36.590. Quanto à educação infantil são 29 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), totalizando 36 unidades no município, que atendem 4.293 crianças.

Sobre o quantitativo de professores/pedagogos/diretores/vice-diretores/coordenadores por região, incluindo efetivos e temporários, a Semed conta com 5.575 colaboradores, distribuídos na cidade 1.680, zona rural 1.754, totalizando 3.434. Os Servidores de Apoio nas Escolas, por região: zona urbana com 994 e zona rural 1.147, totalizando 2.141 colaboradores.

Agradecimento
A Secretária Mara Belo encerrou a sua avaliação com agradecimentos a Deus, ao prefeito Nélio Aguiar e a todos os colaboradores da Semed, desde os servidores de portaria da sede e das unidades educacionais, técnicos, pedagogos e professores que integram a rede municipal de ensino, desejando que 2019 seja próspero a todos, com saúde, amor e paz.

Ednaldo Rodrigues Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação