Notícias

Atualizado em 13/12/2018 às 11h34

Balsa Banheiro está em fase de legalização e em breve será entregue à população


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) está em fase final de legalização e preparação da Balsa Banheiro que deverá atender os visitantes da Praia de Alter do Chão. Em breve o equipamento será entregue à população.

O projeto de implantar uma Balsa Banheiro em Alter do Chão se baseia na Pesquisa de Demanda Turística, Plano Encontro e o Plano Diretor do Município de Santarém que norteia as ações para estruturação dos equipamentos e a infraestrutura turística.

De acordo com o secretário de Turismo, Diego Pinho, o engajamento para entrega vem sendo realizado desde o ano de 2017, com esforços para que  entrega do equipamento se concretize. "O Projeto da Balsa Banheiro é de 2014, sendo que ele foi retomado em 2017. Tivemos que reorganizar o projeto, abrimos um diálogo com o Governo do Estado, para que o projeto voltasse a ser executado. E graças a todo um trabalho em conjunto do Governo Municipal e do Estado, a Balsa que é um sonho das lideranças e moradores da Vila de Alter do Chão, em breve será entregue para os frequentadores do Balneário", explicou.

Secretário durante visita ao interior da Balsa BanheiroEm visita à obra, Pinho explicou que a demora na entrega ocorreu por conta da regularização da Balsa Banheiro junto a Marinha do Brasil, pois para poder operar precisa do licenciamento. A Semtur recebeu a documentação no final do mês de novembro. Outro detalhe que estava pendente e já está sendo encaminhado é a contratação de pessoal habilitado para a operacionalização da Balsa.

A Balsa Banheiro que será ancorado na Praia da Ilha do Amor, sentido Orla de Alter do Chão, contará com espaço de recepção, vaso sanitário naval com proposta de economia de água, bancada com lavatórios, 10 banheiros (sendo quatro masculinos, 4quatro femininos e dois são adaptados para portadores de necessidades especiais com dificuldade de locomoção).

O equipamento conta ainda com sistema de captação e tratamento dos resíduos para minimizar os impactos ambientais. À medida que o nível do rio for alteradando, a balsa se deslocará de acordo com o fenômeno.

Com a implantação do Sistema de Banheiros Públicos sobre Balsa, a Prefeitura de Santarém pretende incrementar a infraestrutura básica de Alter do Chão, que servirá tanto para a população local, como para visitantes e turistas, garantindo maior conforto aos banhistas, além de agregar valor ao produto turístico "Alter do Chão".

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação