Notícias

Atualizado em 05/12/2018 às 14h27

I Conferência Municipal da Juventude será realizada nesta quinta-feira


O Conselho Municipal de Juventude irá realizar nesta quinta-feira (06) a I Conferência Municipal da Juventude de Santarém. Com o tema "Mais protagonismo e mais desenvolvimento: Pela consolidação das políticas públicas da juventude" a Conferência objetiva promover um processo de debate e participação dos jovens santarenos na discussão, análise, reivindicação e ações, permitindo a elaboração de um conjunto de propostas que servirá de subsídio ao poder público para a execução de políticas que contemplem as demandas da juventude.

As inscrições para participar do evento foram realizadas no Portal da Prefeitura com a meta de quantidade de inscritos ultrapassando o esperado. Ao todo, 232 jovens se inscreveram e estarão aptos a votar.

De acordo com a assessora técnica da Casa dos Conselhos, Roseane Matos, a juventude, nesses últimos dez anos, tem sido destinatária de diversas políticas públicas, especialmente no que diz respeito a proteção social, a inserção profissional, ao combate a violência e a participação cidadã. Essas políticas vêm sendo costuradas e consolidadas de maneira firme, a medida que o segmento jovem ocupa cada vez mais lugar na agenda pública do país. "A programação da Conferência foi trabalhada de acordo com os nossos principais envolvidos. Será um espaço para ouvir e extrair as propostas de acordo com a necessidade desses jovens, por isso é importante a participação de todos. Temos o conhecimento de que mais pessoas gostariam de se inscrever, mas fizemos uma quantidade limite para ter direito a voto, mas qualquer pessoa poderá participar. A Conferência é um espaço democrático."

A assessora acrescentou que o palestrante Walter Gabriel Kentenich Silva, já está em Santarém e irá palestrar sobre a "Institucionalização e Fortalecimento da Política Nacional de Juventude. Gabriel é coordenador de Missão Jovens Sarados Varginha - Paróquia do Rosário, ex-Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Varginha (MG), COMJUVE - 2012/2016; Organizador das Conferências de Juventude de Varginha-MG ( II a IV Edição), Delegado Representante da Juventude de Varginhas nas Conferências Estaduais de 2013 e 2015; Palestrante Motivacional para Jovens sobre Empreendedorismo, Empreendedorismo Juvenil, Prevenção sobre uso de álcool e drogas, Cidadania e Participação Política; ex-Seminarista da Escola de Padres do Sagrado Coração de Jesus, Seminário Dehonista de Lavras – MG - 2008.

Após a palestra magna, os inscritos participarão das discussões de cinco eixos. São eles:
Eixo 1: Educação;
Eixo 2: Saúde;
Eixo 3: Segurança Pública;
Eixo 4: Trabalho, Emprego e Renda;
Eixo 5: Esporte, Cultura e Lazer.

A I Conferência ocorrerá nesta sexta-feira, 6 de dezembro, no Auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), de 8h às 18h.

Confira a programação completa:
8h-8h30-> Credenciamento
8h30-9h> Abertura
9h-9h45> Leitura do Regimento Interno da I Conferência
9h45-10h25> Palestra Magna
Tema: Institucionalização e Fortalecimento da Política Nacional de Juventude
10h25-10h45> socialização
10h45-11h15> Divisão dos Eixos
11h15-13h> Discussão dos Eixos
13h-14h> Almoço (durante o almoço terá música ao vivo)
14h-15h30> Apresentação das Propostas para construção do documento a ser entregue a gestão pública.
15h30-16h> Votação para formação da comissão de reestruturação da lei (5 governamental e 5 não governamental)
16h> Lanche
16h30-17h> Leitura e Aprovação do documento que será entregue para a gestão.
17h-17h20> Leitura da Ata de indicação da comissão de reestruturação da lei
17h20-18h> Encerramento e Apresentação de Roda de Carimbó 


Confira outras notícias da área de assistência social

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação