Notícias

Atualizado em 13/06/2017 às 16h11

Transferência do serviço de hemodiálise para Governo do Estado será melhor para os pacientes

A- A+ Tamanho da Letra
Ascom - Santarém
ascom@santarem.pa.gov.br
Da Redação - Agência Santarém

Durante entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (12), o governo municipal anunciou que solicitou formalmente a transferência da gestão do serviço de hemodiálise para o governo do estado. O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário Municipal de Saúde Edson Filho esclareceram que a mudança não vai gerar problemas aos pacientes.

"Não temos condição de estar assumindo essa responsabilidade. Há necessidade de ampliação do serviço, de aquisição de novas máquinas de hemodiálise, de atender a demanda que existe na região e nós não temos condições de manter a gestão da hemodiálise no município. O estado precisa tomar conta disso porque é alta complexidade", disse o prefeito Nélio Aguiar.

O prefeito ressaltou que a mudança não propõe a transferência de pacientes para Belém e explica que ocorrerá um processo gradativo de transição. "A ideia é cedermos um espaço para o estado que utilizará o tempo que for necessário. Também poderão ampliar o serviço que já existe no Hospital Regional do Baixo Amazonas e absorver essa demanda para lá", sugeriu.

Para o secretário de saúde, se concretizada, a transferência do serviço trará benefícios. "Vejo como positivo se o estado assumir. Isso vai diminuir a lotação no Hospital Municipal que tem hoje cerca de 30 a 40 pacientes ocupando leitos por não termos vaga específica para hemodiálise", afirmou o secretário Edson Filho.

Atualmente o município de Santarém possui 26 pacientes morando no Hospital Municipal aguardando vaga para atendimento em uma máquina de hemodiálise. "Não podemos assumir isso porque é um custo muito grande, é ocupação de leito. O estado precisa resolver porque a responsabilidade é dele", concluiu o prefeito Nélio.

Texto: Anna Karla Lima - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santarém

Fotos: Fabrício Galúcio

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação