Notícias

Atualizado em 11/10/2018 às 18h03

Educação Infantil presente para 5.342 crianças em Santarém


Dia das Crianças festejado neste dia 12 de outubro será comemorado com muitos avanços no setor da Educação InfantilProteger e educar nossas crianças é cuidar do futuro de nossa cidade. Hoje, em Santarém, 5.342 crianças são atendidas em 36 unidades de Educação Infantil, distribuídas na cidade e nas regiões do planalto e de várzea. São 8 Centros Municipal de Educação Infantil (Cemei), que atendem crianças de zero a 5 anos e 11 meses; e 28 Unidades Municipal de Educação Infantil (Umei), que atendem crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade.

Leia também:

Crianças da Cemei Santo André em atividade de balé (Arquivo Fotos/PMS)Para a secretária municipal de Educação Mara Belo, o Dia das Crianças festejado neste dia 12 de outubro será comemorado com muitos avanços no setor da Educação Infantil. Ela cita a formação continuada dos professores e pedagogos, construção e entrega de prédios e equipamentos modernos e de qualidade. A Educação Infantil está presente em 31 bairros da cidade, além do distrito de Alter do Chão e nas comunidades de São José, Cipoal e Tabocal, no planalto e Vila Curuai, na região do Lago Grande.

Além dos prédios e dos equipamentos modernos, o município de Santarém mantém os programas de formação continuada que envolve os professores, pedagogos, técnicos, auxiliares e os servidores de modo geral, visando melhorar o sistema de educação municipal a cada dia.

"O retorno dos investimentos na formação continuada vêm com as premiações em níveis regional e nacional que o município tem recebido, por meio dos professores da Educação Infantil e do crescimento da nota dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). São reflexos positivos construídos desde a Educação Infantil", argumentou Mara Belo.Proteger e educar nossas crianças é cuidar do futuro de nossa cidade (Arquivo Fotos/PMS)

De acordo com Mara Belo, a melhor mensagem para esse dia especial, 12 de outubro, é que "a educação deve ser lúdica para as crianças, construtiva para os adolescentes, e compreendida pelos adultos, sem jamais abdicar da natureza e da inocência de cada um dos pequeninos que serão as nossas referências de homens e de mulheres do amanhã."

Umei Diamantino em aula sobre saúde bucal com crianças da unidade (Arquivo Fotos/PMS)Sobre a programação em comemoração ao Dia das Crianças, a coordenadora do setor da Educação Infantil da Semed, professora Aline Rodrigues, informou que faz parte do calendário letivo das unidades de Educação Infantil, no mês de outubro, a Semana da Criança, momento dedicado às brincadeiras e a diversão dentro e fora das unidades escolares.

Segundo ela, durante a semana, as crianças têm oportunidade de realizar visitas a pontos turísticos de Santarém, passeios ao shopping, jogos, banho de piscinas, banho de praia, teatro e outras atividades que contribuem para o desenvolvimento integral da criança.

Sobre as visitas externas, pedagogicamente, Aline disse que as crianças estão aprendendo sobre a realidade do dia a dia dos adultos de forma natural o que contribui para que as crianças, mesmo tão pequenas, entram em contato direto com a nossa cultura, pois já são capazes de absorver um aprendizado que vão levar para a vida.Crianças da Umei Santarenzinho em homenagem a Santarém, no aniversário da cidade (Arquivo Fotos/PMS)

A coordenadora disse ainda que o município de Santarém já desenvolve uma proposta pedagógica pautada na qualidade do atendimento, respeitando os três princípios fundados nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, no que diz respeito aos aspectos éticos, políticos e estéticos, sem perder de vista a indissociabilidade do educar e do cuidar, elementos importantes na vida das crianças.

"Você é uma criança que está crescendo a cada dia. Uma promessa que está se realizando e uma esperança da humanidade se expandindo na escola, na família e entre seus amiguinhos. Desejamos que todas as crianças possam usufruir todos os seus direitos de cidadãos, tendo uma educação lúdica, de modo que eles possam vivenciar a sua infância... Feliz Dia das Crianças", concluiu Aline Rodrigues.

Ednaldo Rodrigues Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação