Notícias

Atualizado em 11/10/2018 às 16h41

Projeto Cultura na Comunidade estará no Festival da Mandioca nesta sexta-feira


Cultura na Comunidade em apresentação no Bosque Vera Paz. 20.06.2018A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) levará o "Cultura na Comunidade" como atrativo da primeira noite do 15º Festival dos Derivados da Mandioca que será realizado na comunidade Irurama, no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte. As músicas são por conta do Grupo Regional Mocorongo e a Banda Punk do Arrocha, a partir das 20h30. As festividades iniciam nesta sexta-feira (12) e encerram no domingo (14).

Confira outras notícias sobre cultura 

Segundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira o Projeto Cultura na Comunidade é uma das linhas de política pública adotadas pelo governo municipal em proporcionar atrações artísticas tanto na área urbana como na rural e oportunizar as manifestações dos talentos da comunidade visitada. "É a democratização da cultural através do Projeto, sempre realizado em parceria com as comunidades seja da cidade ou da área rural. O governo leva atrações e abrimos o espaço para que os talentos da comunidade mostrem sua arte seja artesanato, música, dança, teatro e outras manifestações. Estamos felizes em estarmos na programação deste tradicional Festival pela primeira vez", destacou o titular da pasta da cultura no município.

Durante o Festival, organizado pela Associação de Moradores da Comunidade de Irurama (Amovir), haverá a venda de produtos derivados da mandioca como a farinha da mandioca, a farinha de tapioca, carimã, crueira, molho com tucupi, creme de tarubá, creme de tucupi, pudim de tarubá, além da galinha caipira e churrasco.

"O cenário na área central da comunidade está preparado, construímos oito barracas no estilo nativo, paredes e cobertura com palharia e dois barracões, chamadas de casa de farinha. Os barracões serão distribuídos para a demonstração do preparo da farinha, uma na arte artesanal e a outra no uso da tecnologia", destacou o comunitário Edielson Pedroso.

A comunidade do Irurama é formada atualmente por 120 famílias e tem como base da economia o artesanato, a produção de farinha e seus derivados.

O acesso se dá pela Rodovia Everaldo Martins (sentido área urbana para a comunidade), chegando no km 09, dobra à direita no ramal. A extensão de 800 metros da rodovia a área central da Comunidade de Irurama.

Confira a programação
12/10 (sexta-feira)
08h –Abertura do evento e culto ecumênico
20h30-Projeto Cultura Comunidade
Grupo Regional Mocorongo
Banda Punk do Arrocha
Talentos da Comunidade
*comercialização de produtos derivados da mandioca

13/10 (sábado)
20h – Desfile das Rainhas
21h – Apresentação de Danças
23h – Show com Tadeu Santarém
*comercialização de produtos derivados da mandioca

14/10 (domingo)
Durante o dia haverá torneio de dupla
11h – Show com Marcele Almeida
13h30 – Pagode ao vivo com o Grupo Sorriso Aberto
17h-Show Borba de Paula
18h – Bingão do Festival
19h – Banda 5ª Dimensão
23h30 – Banda Forró Ki Babado
*comercialização de produtos derivados da mandioca

Sugestão de entrevista:

  • Jorge Henrique (coordenação): 93-99212-5734/99112-3223/99218-2000

Mais informações:
Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Alciane Ayres Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação