Notícias

Atualizado em 04/10/2018 às 14h15

Centro Pop Dom Lino Vombommel garante mais de 100 documentações a seus usuários


Centro Pop Dom Lino Vombommel garante acesso da documentação civil aos usuáriosO número já é considerado maior do que o registrado no ano de 2017. De janeiro a agosto deste ano, 108 documentos entre inclusão no Cadastro Único, Recadastramento, certidão de nascimento e casamento, título de eleitor, CPF, RG e Cartão SUS foram emitidos a pessoas em situação de rua usuárias do Centro Pop Dom Lino Vombommel, em Santarém.

Segundo informações da coordenadora do Centro Pop, Glaucya Fiori, de janeiro a dezembro de 2017 foram emitidas 125 documentações. De janeiro a agosto já foram 108 emissões. Os documentos foram emitidos da primeira até a nona via no caso do RG.

"Uma das atribuições do Centro Pop Dom Lino Vombommel é garantir acesso da documentação civil aos usuários. Quando eles chegam ou são abordados nas ruas é feita uma escuta qualificada para identificar o que essa pessoa está necessitando, então nossa equipe técnica inicia todos os processos para o usuário ter acesso aos documentos que ele não possui", afirmou Glaucya Fiori.De janeiro a agosto deste ano já foram 108 emissões, afirma a coordenadora Glaucya Fiori

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito parabenizou a equipe por todo o trabalho desenvolvido com as pessoas em situação de rua. "Esse é o resultado após o acolhimento da pessoa em situação de rua, esse é o segundo importante momento, pois estamos dando a eles a oportunidade de ter documentos essenciais", observou Celsa Brito.

Em 2017, o Centro Pop Dom Lino Vombommel realizou 1.700 atendimentos. De janeiro a agosto de 2018 foram 1.055 atendimentos. O Centro tem capacidade de atender diariamente 30 pessoas em situação de rua. O equipamento é administrado pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), nº 109/2009, garantir o acesso à documentação civil básica é promover ao usuário a segurança de desenvolvimento de autonomia.Equipamento administrado pela Prefeitura já realizou 1.055 atendimentos no ano de 2018

A população em situação de rua é um grupo populacional heterogêneo, mas que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, em função de que as pessoas que o constituem fazem dos logradouros públicos (ruas, praças, jardins, canteiros, marquises e baixos de viadutos) e das áreas degradadas (prédios abandonados, ruínas, cemitérios e carcaças de veículos) espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente.

Sobre:

O Centro Pop Dom Lino Vombommel é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Em Santarém, o Centro Pop disponibiliza também o serviço de abordagem social. O Centro está localizado na Trav. Moraes Sarmento, 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, Bairro Santa Clara.

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação