Notícias

Atualizado em 13/09/2018 às 19h01

Concluído o planejamento da segurança do Çairé 2018


Monitoramento PraiaO planejamento de segurança do Çairé 2018 foi concluído na manhã desta quinta-feira (13), na Sala Cultural do Theatro Municipal Victória. Para este ano repete-se a integração entre os órgãos junto a Sala de Gestão de Segurança com a novidade do monitoramento por câmeras, coordenadas pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop). O Çairé ocorre no período de 20 a 24 de setembro na vila de Alter do Chão e tem total apoio da Prefeitura de Santarém, através das secretarias municipais.

Saiba Mais:

"A festa do Çairé receberá este reforço com o monitoramento de alguns pontos estratégicos da Vila de Alter do Chão em prol da segurança. A praia, a Praça do Çairé e o Lago dos Botos serão inspecionados 24 horas no período do evento. É um trabalho experimental com a intenção que cresça cada vez mais nos eventos de grande porte. Esse monitoramento poderá ser acessado a qualquer momento pelos comandantes das equipes de segurança", explicou o comandante do Niop Major Valério Ferreira.

Segundo o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Maués a estimativa prevista do efetivo da Polícia Militar é de aproximadamente 500 militares, distribuídos nos cinco dias do evento. "À pé, moto patrulhamento (Rocam), policiamento nas praias, viaturas, Grupamento Tático Operacional e Cavalaria. Estarão envolvidos militares do 3º BPM, 35º BPM e 2ª Companhia de Independente de Missões Especiais", afirmou o tenente coronel.Pontos estratégicos Polícia MilitarPontos estratégicos Polícia Militar

O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira parabenizou novamente pelas estratégias a serem executadas no evento de 2018 e garantiu a integração dos envolvidos gerenciados pela Sala de Gestão de Segurança. "Ano passado foi positiva a ação, resultado do empenho de cada órgão envolvido. Instalamos na Praça do Çairé a Sala de Gestão de Segurança com o objetivo de concentrar as soluções de problemas em um só lugar. Cada instituição estava representada e novamente garantimos a instalação da estrutura. Aqui estamos para expor as linhas de trabalho em prol da segurança dos que irão prestigiar a festa. Temos a frente militares e civis de extrema competência, o que nos dá a tranquilidade de realizar um grande evento que é o Çairé, um dos mais tradicionais da Amazônia. Fico feliz por estarmos de mãos dadas novamente", disse o secretário.

De acordo com o chefe de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) Aldo Tavares a pasta estará com efetivo de dezesseis agentes de Trânsito nas interdições, fiscais de transporte tanto no Terminal Rodoviário de Alter do Chão, quanto na Praça Tiradentes, agentes e fiscais na barreira fixa (Rodovia Everaldo Martins) e representantes na Sala de Gestão.

Pelo 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) o Tenente Coronel Ney Tito Viana informou que equipes da corporação já estão nas áreas do balneário realizando as fiscalizações para reforçar a execução das atividades. "Çairé é festa e tem que ser segura para todos. O nosso efetivo será de 80 militares distribuídos na Vila balneária e na área urbana", disse.

A Capitania Fluvial de Santarém estará com oito a doze militares. Haverá fiscalização de documentos do condutor e da embarcação. A Polícia Civil estará com quatro servidores, sendo um delegado, um escrivão e dois investigadores.Monitoramento Praça do Çairé e Lago dos Botos

Envolvidos no planejamento integrado:
• Policiamento Regional I (CPR-I);
• 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM)
• 35º Batalhão de Polícia Militar
• Companhia Independente de Missões Especiais (Cime)
• 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM);
• Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Santarém);
• Polícia Rodoviária Federal (PRF);
• Polícia Federal (PF);
• Superintendência Regional do Baixo Amazonas/Polícia Civil;
• Núcleo Integrado de Operações (Niop);
• Departamento de Trânsito no Pará (Detran);
• Centro de Perícia Científica Renato Chaves (CPC);
• Ministério Público Federal (MPE);
• Juizado da Infância e Juventude;
• Prefeitura de Santarém (Secretarias Municipais de Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Samu, Conselho Tutelares e Procon).
• Celpa


Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Alciane Ayres Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação