Notícias

Atualizado em 21/08/2018 às 16h59

Prefeitura lança Campanha Desconecta Trânsito ON Celular OFF


Somente no primeiro semestre de 2018, 333 condutores foram autuados pela infração considerada gravíssima.

Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), através da Divisão de Educação para o Trânsito lançou na manhã desta terça-feira (21), a Campanha Desconecta Trânsito ON Celular OFF. Uma blitz educativa para motoristas e pedestres na Avenida Rui Barbosa deu início as atividades da ação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir o veículo com telefone celular é considerado infração de trânsito gravíssima e está sujeita a 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. Somente no primeiro semestre de 2018, a SMT autuou 333 condutores por uso do celular ao volante.

A falta de atenção, o avanço da preferencial e o desrespeito à distância de segurança foram responsáveis por quase 60% dos 706 acidentes registrados pelo boletim de ocorrência de acidente de trânsito em Santarém. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o motorista perde, no mínimo, cerca de cinco segundos de atenção ao desviar o olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

Segundo o secretário de mobilidade e trânsito, Paulo Jesus, a ação é de grande valor na conscientização dos motoristas. "É importante pois chama a atenção dos condutores de veículos para os riscos de acidentes que ficam expostos ao utilizarem o telefone celular enquanto dirigem. Hoje, a terceira maior causa de acidentes no trânsito é dirigir falando ou mesmo olhando para o celular, por isso a importância de chamar a atenção de todos para esse grande perigo no trânsito.

A Campanha Desconecta está sendo realizada em conjunto com o SMT Cidadão – Canal Destinado a Reclamações, Denúncias e Sugestões sobre o Transporte Coletivo de Ônibus que tem o objetivo de oferecer aos usuários um canal de comunicação entre a sociedade e a administração pública. O SMT Cidadão será lançado oficialmente na quinta-feira (23).

 

Confira a Programação

Dia

Ação

Local

Horário

 

21/08

 

Blitz Educativa (Motoristas e Pedestres)

Avenida Rui Barbosa em Frente ao Banco do Brasil

 

08h

22/08

Palestra

Palestra

Auto Escola Trevo

14h

19h

23/08

Blitz Educativa (Motoristas de Ônibus e usuários)

Palestra

Av. Rui Barbosa prox. a Cabine da SMT

Auto escola Confiança

08h

 

A confirmar

24/08

Palestra Educativa

 8º Bec

15h

27/08

Palestra

 

Auto Escola Santarém

09h

15h 

19h30 

28/08

Palestra

 

Escola Estadual Frei Ambrósio

A confirmar

29/08

Palestra

Palestra

Auto Escola Enzo

Auto Escola Center

A confirmar

30/08

Palestra

Palestra

Auto Escola Muiraquitã

A confirmar

31/08

Blitz educativa

Rod. Fernando Guilhon

(Garagem Pérpétuo Socorro)

18h

Alanda Matos Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação