Notícias

Atualizado em 16/04/2018 às 15h27

Projeto “Arte do Carimbó” incentiva a cultura do ritmo amazônico na região


O Parque da Cidade todos os sábados, à partir das 17h, transforma-se em um grande cenário carimboleiro. É que agora, o Projeto "Arte do Carimbó" é permanente no local e oferta a população atividades lúdicas e rodas de carimbó. O projeto é resultado da parceria da Prefeitura de Santarém, através das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Turismo (Semtur), Agricultura e Pesca (Semap), Meio Ambiente (Semma) e o Movimento de Carimbó do Oeste do Pará.

A atividade ocorre sempre no Malocão do Parque em dois momentos, á partir das 17h atividades lúdicas, seguido por rodas de carimbó às 20h. No sábado (14), o projeto iniciou com informações sobre o curimbó, instrumento de percussão característico do ritmo amazônico e logo após, houve a apresentação do Grupo Kuatá da Vila de Alter do Chão.

"O curimbó é o tambor de raiz. É confeccionado a partir dos troncos de árvores que caem naturalmente na floresta. No ateliê lixamos a madeira bruta e ocamos mais ainda a peça. O acabamento é feito com o encoramento em uma das pontas, atualmente utilizamos couro de boi. A palavra curimbó na língua indígena, Tupi-Guarani, significa – curi: pau oco – e – mimbó: escavado", explicou, em meio a uma grande roda, o mestre de carimbó e coordenador do grupo Kuatá de Carimbó, Hermes Caldeira.

A acadêmica do curso de Recursos Humanos, Jaqueline Lopes, estava com o grupo de colegas da faculdade no Parque com a finalidade de montar a coreografia para a festa de formatura ao ritmo do carimbó. Devido imprevistos, o coreógrafo faltou, então Jaqueline e as amigas aproveitaram o Projeto e elogiaram a iniciativa. "Primeiramente parabéns aos organizadores por fomentar gratuitamente a cultura de raiz em um espaço aberto, e por salvar a nossa tarde, por conta dos ensinamentos da dança e dos instrumentos de percussão relacionados ao ritmo do carimbó. Pudemos aprender sobre e assistir o carimbó de graça. No próximo sábado estarei aqui novamente", disse a acadêmica.

O Projeto "Arte do Carimbó" iniciou em 7 de abril. A estreia foi com a apresentação do grupo de Carimbó Cobra Grande da Vila de Alter do Chão e do Mestre de Carimbó, Chico Malta. A próxima apresentação será dia 21 de abril com o grupo Tatu Kanastra, de Santarém, e do Mestre de Carimbó, Paulinho Barreto.

_____________________________________________________________________

Mais informações

Alciane Ayres – Assessora de comunicação/Semc
Contato: (93-99179-4634) /ascom.semc.stm@gmail.com

Alciane Ayres Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação