Notícias

Atualizado em 03/10/2017 às 12h43

Prefeitura de Santarém abre oficialmente a campanha Outubro Rosa

Com o tema "Ame-se. Cuide-se. A prevenção pode salvar sua vida", a Prefeitura de Santarém, por meio da do Centro de Referência em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta segunda-feira (2), a abertura da campanha Outubro Rosa.

O movimento Outubro Rosa começou na década de 1990 nos Estados Unidos. O primeiro sinal de envolvimento do Brasil com o movimento só aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. A partir daí, ganhou força e várias cidades como Santarém abraçaram o movimento.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Durante este mês, várias atividades devem ser realizadas no Centro de Referência em Saúde da Mulher e nas Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo é conscientizar as mulheres santarenas sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Para o secretário municipal de Saúde, Edson Ferreira Filho, o trabalho de prevenção é a solução para muitos problemas. "Apoiamos este movimento porque sabemos que a prevenção é o melhor caminho. Este é um momento oportuno para intensificarmos as ações que realizamos durante o ano com as nossas usuárias, reforçando os cuidados que elas devem ter permanentemente com exames preventivos", afirmou o secretário.

O trabalho de prevenção é realizado durante o ano todo, mas neste período é intensificado. "O trabalho é feito diariamente aqui no Centro de Referência em Saúde da Mulher. É importante que todas as mulheres saibam fazer o autoexame, e tenham consciência que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e a prevenção diminui a incidência da doença", ressaltou a enfermeira Dinauria Faria, coordenadora do Centro de Referência em saúde da Mulher.

Dona Maria Raimunda Siqueira, de 57 anos, é paciente do Centro de Referência e faz todos os exames anualmente. "Aprendi com a equipe de enfermeiros aqui da casa da mulher a fazer o autoexame, então não me descuido toda vez venho aqui fazer minha mamografia e meu preventivo".

A programação encerra dia 28 de outubro, a partir das 8h, com palestras e coletas de Preventivo do Câncer do Colo Uterino (PCCU) no Centro de Referência em Saúde da Mulher.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Angela Miranda Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação