Notícias

Atualizado em 11/02/2018 às 11h43

Primeira noite de carnaval na Praça de Eventos teve presença de milhares de foliões


A previsão meteorológica foi de pancadas de chuvas na Pérola do Tapajós na noite de sábado (10), início do Carnaval Oficial da área urbana de Santarém. Mas quem disse que os foliões ficaram em casa?. Serpentinas, purpurina, criatividade na fantasia, mensagens aos direitos da criança/adolescente e preservação ao meio ambiente fomentaram o termômetro da alegria na folia carnavalesca da Praça de Evento.

Realizada pela Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes), com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) a festa foi um sucesso, mesmo com a forte chuva, o folião respondeu ao convite. "O impacto da forte chuva não desanimou o folião que brincou conosco.  Estimamos que nessa interação do público, aproximadamente 15 mil pessoas estiveram nesta primeira noite carnavalesca aqui na Praça de Eventos", explicou o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira.

"E convidamos a população a comparecer a Vila de Alter do Chão neste domingo e segunda-feira. por lá o carnaval vai ser em dois pontos , o Cara Limpa na Praça Sete de Setembro, e na Orla e Praça do Çairé o denominado Mela-Mela, com a coordenação da comissão organizada pela Agência Distrital e Conselho Comunitário. Estaremos também com grande esquema de segurança no balneário", reforçou o titular da pasta da cultura no município.

O presidente da Libes, Adailson Sardinha considerou satisfatório o inicio da folia carnavalesca. "Fomos coerentes na realização do carnaval de limitação de verba, e tivemos o apoio do governo e demais intuições ligadas a segurança. Neste ano em apresentação diferenciada, sem desfile, mas com grande participação dos 09 blocos da entidade e demais convidados na levada ao estilo pipocão. Vemos como positiva a participação e o envolvimento do público. E aguardamos nesta segunda-feira, o público no Carnavelhinho na Praça do Pescador, e na terça-feira feriadão de carnaval, novamente a folia na Praça de Eventos", destacou o representante da entidade carnavalesca.

A abertura da Folia foi com os Blocos Institucionais, com a interação dos animadores no palco e com os brincantes do outro lado pulando e cantado as músicas temáticas. O Curumim Folia do Serviço Social do Comércio (Sesc), foi com o tema "uma aventura na Floresta Amazônica". "Pelo sétimo ano consecutivo estamos nessa parceria de brincar o carnaval com responsabilidade, e trouxemos a mensagem da conscientização quanto a fauna e flora da nossa região, buscando mostrar as belezas naturais, mas principalmente, a importância da preservação para o equilíbrio do planeta", disse o coordenador do Bloco, Egon Pacheco.

Em seguida foi a vez do Bloco da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), neste ano formado pela equipe de colaboradores dos equipamentos socioassistenciais das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). "Em média foram 300 pessoas no bloco, motivados a diversão sadia e consciente no carnaval, e viemos com a mensagem a população, em propagar o enfrentamento do trabalho infantil no tema: "Brincar, estudar, viver. Trabalhar só quando crescer", e mostrar a sociedade que a criança tem o tempo da brincadeira, do estudo e a fase adulta do trabalho". Explicou da a psicóloga, Adriana Encarnação.

A foliã Ana Rita Silva, de 35 anos, moradora do bairro de Santana estava com familiares no evento. Ela disse que as mensagens são necessárias para o carnaval saudável. "Parabéns aos organizadores, é maravilhoso iniciar sempre a folia carnavalesca com mensagens de responsabilidade, na forma mais democrática possível, com o respeito entre os participantes, a brincadeira sadia e cada vez mais promover o entretenimento propício a todas faixas etárias, brincar com segurança", destacou.

O Tenente do Grupamento Tático Operacional (GTO), Arthur Vasconcelos, qualificou como positivo a ação integrada entre os órgãos de segurança." A Polícia Militar esteve com 52 policiais na cobertura do evento e mais policiais em 03 viaturas nas proximidades somaram a guarnição. Tivemos registros de pequenas ocorrências, desentendimentos, excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, a insistência de alguns pais ficarem fora do horário com os filhos menores, mesmo com a orientação do Conselho Tutelar. E concluímos o evento sem ocorrências de furto. E ainda ficamos no local após o término realizando o escoamento para  que o público pudesse retornar pra casa com segurança", destacou o militar.

"Diante da grande proporção, o alinhamento dos órgãos em ação de segurança avaliamos como seguro. Do início ao fim, todos os efetivos das Instituições militares em alerta, circulando e nas mediações da área do evento. A organização do evento teve muito cuidado e contratou novamente segurança particular em toda extensão e bem distribuídos. Além dos voluntários emergencistas. Tudo favorável a brincadeira ao público. Tivemos quatro casos, de um menor que se perdeu dos responsáveis, no entanto de rápida intermediação de entrega, uma vítima de arma branca no tórax, mas acionamos rapidamente o Samu e dois casos de ingestão excessivas de bebida alcoólica". Informou o Tenente Wanderley Ferreira, do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).


 "A vítima da arma branca, um homem,  pela avaliação a ação foi superficial. Mas foi levado Pronto Socorro Municipal para avaliação médica", disse o técnico socorrista do Samu, Maurício Magalhães.

PROGRAMAÇÃO - ÁREA URBANA

· Dia 13 de Fevereiro de 2018 (Terça-Feira) – Praça de Eventos

- 20:00 – Banda 5ª Dimensão

- 21:00 – Largada do Trio Paulada com os Blocos da Libes.

- 23:00 – Punk e Banda Cintura Fina Elétrica

Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã.

 VILA DE ALTER DO CHÃO

·Dia 11 de Fevereiro de 2018 (Domingo)

- 17: 00 – Orla de Alter do Chão – Desfile dos blocos do Carnaval Cara Limpa.

- 19: 00 – Banda 5ª Dimensão (Praça 7 de Setembro)

Obs: Encerramento previsto para as 22 horas

- 17:00 – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela.

- 19:00 – Punk e Cintura Fina Elétrica

- 22: 00 – Ricardão eu acho é bom

Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã

·Dia 12 de Fevereiro de 2018 (Segunda Feira)

- 17:00 – Orla de Alter do Chão – Carnaval Cara Limpa

- 19:00 – Ricardão eu acho é bom

Obs: Encerramento previsto para as 22 horas

- 17:00 – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela

- 20:00 – Gui Estouradão

- 23:00 – Ricardão eu acho é bom

Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã

 

Mais informações:
Alciane Ayres-Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura (Ascom/Semc).
Contatos:
(93) 99140-9451
E-mail: alcianeayres@gmail.com

Alciane Ayres Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação