Notícias

Atualizado em 30/10/2017 às 9h16

Outubro Rosa: mulheres vítimas de violência recebem ação de saúde no Maria do Pará

A sexta-feira (27) foi para para as mulheres usuárias dos serviços do Centro de Referência Especializada de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) colocar a saúde em dia. Com a realização de uma ação de saúde alusiva à campanha Outubro Rosa, as mais 30 mulheres receberam palestras, vacinas contra hepatites, influenza e antitetânica, mamografia, consulta médica, e fizeram testes rápidos de HIV e sífilis, além de aferição da pressão arterial, fruto de parcerias com as secretarias de Saúde do Estado (Sespa) e Municipal (Semsa).

Segundo uma usuária do equipamento, o "Maria do Pará, cuida também para deixar nossa saúde em dia, e foi assim que, com mais de 50 anos, eu pude fazer pela primeira vez uma mamografia", declarou, sem se identificar.

A coordenadora do Maria do Pará, Diany Castro, afirmou que foi importante o comparecimento das usuárias do serviço ao Centro. "É um gesto de amor para elas mesmas, uma forma de proporcionar o que é difícil em seus dia a dia".

A secretária de Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu a parceria dos órgãos de saúde que se disponibilizaram a fazer os atendimentos no Maria do Pará. "As usuárias devem cuidar de sua saúde não só nesse mês alusivo, mas de forma preventiva", lembrou.

O Centro de Referência Especializada de Atendimento à Mulher - Maria do Pará atende, em média, 70 casos mensalmente e as situações como violência contra a mulher são tratadas pela equipe técnica que presta acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência (violência doméstica e familiar contra a mulher - sexual, patrimonial, moral, física, psicológica, assédio sexual, assédio moral, etc.). Proporciona, um processo de mediação familiar em casos que não consubstanciam violência física – tem parceria direta com a Delegacia de Atendimento à Mulher e o Abrigo de Mulheres).

O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e está localizado atrás do prédio da Semtras, na Alameda 28.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação