Notícias

Atualizado em 27/06/2020 às 22h09

Santarém 359 anos: Vila Amorim recebe escola ampliada e revitalizada que fortalece o ensino no interior

O município de Santarém completou 359 anos, mas continua recebendo presentes. Neste sábado, 27, a Vila Amorim na região do Tapajós recebeu da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a entrega da Escola Municipal José Melo Filho, toda revitalizada. A escola foi contemplada com a construção de uma sala de aula, secretaria, banheiros, reparos no prédio e pintura geral. Esta é a 15ª escola entregue pela atual gestão municipal durante as comemorações de aniversário da Pérola do Tapajós. São obras que fortalecem a educação nas regiões ribeirinhas, concretizando as ações descentralizadas da atual gestão, que beneficia a população nos quatro cantos da cidade.

A escola José de Melo Filho atende 175 alunos, incluindo o anexo, totalizam 195 estudantes e 18 colaboradores. O educandário atende também 68 alunos de ensino médio, por meio de uma parceria entre o estado e o município.

Em virtude da pandemia da covid-19, a solenidade de entrega contou com poucos presentes, dentre eles o prefeito de Santarém Nélio Aguiar; a primeira dama e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; o vice-prefeito José Maria Tapajós; a secretária municipal de Educação Mara Belo; os vereadores Ronan Liberal Jr (MDB), líder do governo municipal na Câmara Municipal; Júnior Tapajós, Silvio Neto e Dayan Serique; e a diretora da escola, professora Mara Cassiana Rodrigues Serique, que recebeu a instituição com festa e agradecimento às autoridades e comunidade pelo compromisso com a educação.

A secretária de Educação Mara Belo agradeceu a presença da presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS/FUNDEB), Maria Valdacy, pelo acompanhamento que faz aos serviços que a Semed executa com os recursos do Fundeb. Mara Belo, em nome da assessora educacional, professora Gedalbe Pereira, elogiou o excelente trabalho realizado nas comunidades do interior pela equipe de assessoria de rios.

O vice-prefeito José Maria Tapajós destacou o engajamento do governo municipal que resulta na entrega de serviços e obras para a cidade e o interior. “A Prefeitura entrega muitos presentes aos santarenos. As grandes obras que vão ficar na história de Santarém estão sendo feitas na gestão do prefeito Nélio Aguiar com a parceria do governador Helder Barbalho”.

O vereador Ronan Liberal Jr recordou a gestão do pai, ex-prefeito Ronan Liberal, sobre as sementes plantadas há 30 anos, referindo-se à implantação do ensino médio em comunidades do interior, a exemplo da Vila Amorim. Ele destacou a luta da atual gestão em ajudar as instituições competentes na interiorização do ensino. Além disso, Ronan exaltou o Prefeito Nélio Aguiar pela gestão que vem realizando em Santarém, marcada, sobretudo, pelo zelo com os recursos públicos e probidade.

O vereador Júnior Tapajós parabenizou a comunidade pela conquista que depois de vinte anos foi alcançada. Destacou também o trabalho dedicado e comprometido com a educação da Secretária Mara Belo. Falando sobre a gestão do Prefeito Nélio Aguiar, de acordo com o vereador Tapajós, tudo que foi assumido perante as comunidades está sendo resgatado pela gestão municipal, com a entrega dos serviços realizados, na cidade e no interior.

O vereador Silvio Neto destacou a diferenciada recepção da comunidade Vila Amorim a equipe do Prefeito Nélio Aguiar. Lembrou que a reforma da escola iniciou quando foi assinada a ordem de serviço da construção da ponte do Parauá, que também foi inaugurara neste sábado (27).

Vereador Dayan Serique ressaltou que os resultados alcançados devem-se a atuação conjunta de alguns vereadores e a parceria séria e comprometida do Prefeito Nélio Aguiar. Segundo o vereador, o prefeito tem sensibilidade e governa para todos. Destacou ainda que a educação segue na mesma direção sendo conduzida por pessoas comprometidas como a diretora Cassiana Serique e sua equipe.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que os bons resultados para Santarém são oriundos do compromisso que o seu governo sempre teve com a população, porque os recursos são os mesmos em relação aos gestores que o antecederam. “Com zelo e respeito ao dinheiro público está sendo possível investir na construção, reforma e ampliação de escolas da rede municipal; aquisição de 29.400 itens de mobília (mesas e carteiras escolares), compra de 24 ônibus novos para ao transporte escolar; aquisição de 400 computadores, 1.000 lousas em vidro temperado, 1.000 ventiladores. Além dos serviços de pavimentação de ruas, sistemas de abastecimento de água, recuperação de ramais, progresso na área da saúde com elevados investimentos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, entre outros serviços”, destacou o prefeito.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Ednaldo Rodrigues Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação