Notícias

Atualizado em 20/05/2020 às 19h21

No segundo dia de lockdown, multas foram aplicadas a quem descumpriu regras de decreto estadual

Barreiras foram montadas em diferentes pontos da cidade. Foto-Ascom SMT

Com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e levá-las a cumprir as regras do decreto estadual que estabeleceu o lockdown, em vigor desde terça-feira (19) no município, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), em ação conjunta, com a Polícia Militar tem intensificado as barreiras de fiscalização em várias ruas da cidade. 

Nesse segundo dia, vários carros, motos e ônibus foram parados para a verificação, de forma criteriosa. Os agentes da segurança pública realizavam a orientação às pessoas e verificavam a necessidade de cada uma delas estar nas ruas conforme os serviços determinados no decreto e se as mesmas portavam a autodeclaração de exercício de trabalho em atividade essencial. Para quem não portava o documento e não comprovava a necessidade de circulação, as multas, em cumprimento ao decreto estadual, foram aplicadas.

Policiais Militares solicitaram documentos e autodeclaração para quem precisou sair de casa. Foto-Ascom SMT

"Nós estamos parando todos os veículos e pessoas que estão passando por aqui e verificando se eles estão de acordo com o decreto governamental. Aqueles que não estão de acordo estão sendo multados na forma do decreto e a pessoa tem que comprovar que está fazendo o deslocamento de acordo com a sua necessidade e essa necessidade tem que estar prevista no decreto conforme os itens anexos”, explicou o Major do 3º Batalhão de Polícia Militar, Joselde Barbosa.

Maria Neli Pereira pega ônibus todos os dias para se deslocar até o trabalho. Ela se organizou e preencheu a autorização para que pudesse ir e vir sem possíveis intercorrências. "Eu estou com a minha autorização no meu celular, logo que fui abordada mostrei ao policial e pude voltar para o ônibus sem problema nenhum, eu acho importante essas ações porque as pessoas tem que aprender a obedecer regras, isso foi feito para o bem de todo mundo”, lembrou.

Fiscalização foi criteriosa. Multas foram aplicadas para quem descumpriu o decreto estadual. FotoAscom SMT

Para o motorista Robson da Silva, essas barreiras de fiscalização são fundamentais para que possa ajudar a exercer seu trabalho com maior segurança. "Eu acho importante a fiscalização porque pra gente que é motorista e cobrador ficamos expostos aos riscos todos os dias, então é bom porque só sai de casa realmente as pessoas que precisam ir para seu trabalho e a gente se sente mais seguro porque quanto menos gente circulando, menos chance o vírus tem de se espalhar".

A operação para o cumprimento do lockdown segue ocorrendo todos os dias em diversos pontos da cidade. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus e atingir o índice de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Transporte coletivo urbano também foi alvo da fiscalização. Foto-Ascom SMT

De acordo com o titular da SMT, Paulo Jesus, as parcerias com os órgãos de segurança pública são fundamentais para obter mais êxito nas fiscalizações, principalmente nesse período excepcional.

"Através dos bloqueios que estão sendo montamos diariamente, são feitas todas as inspeções necessárias para que a população não esteja nas ruas sem qualquer necessidade e assim evitar que sofram as penalidades. O nosso objetivo é proteger as vidas e atingir o índice de isolamento social, contribuindo com a diminuição de casos provocados pela transmissão do novo Coronavírus em nosso município", observou o secretário.

Lockdown objetiva aumentar o índice de isolamento social no município. Foto-Ascom SMT

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Marina Bandeira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação