Notícias

Atualizado em 06/04/2020 às 12h37

Serviços de Sanitização avançam para combater o novo coronavírus em Santarém

Equipe de vigilância sanitária e da Seminfra fazem a desinfectação das ruas em mais uma forma de combate ao novo coronavírus. Todas as medidas para contenção e barreiras sanitárias contra a proliferação do novo coronavírus são implementadas diariamente em Santarém. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) adota desde a última quinta-feira (2) o serviço de sanitização de pontos de maior circulação de pessoas. O trabalho iniciou em Alter do Chão, quando foi sanitizada a Praça e Unidade Básica de Saúde da Vila Balneária.

“Estamos com todas as medidas necessárias para a proteção da nossa população contra o Covid-19 e essa é mais uma importante medida para conter a proliferação do vírus. Na noite de sábado, a Vigilância Sanitária fez o procedimento na recepção da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas, Terminal Rodoviário e na sede da Secretaria Municipal de Saúde e vamos essa semana para outros pontos de circulação de pessoas. Estamos com várias frentes de trabalho na cidade para essa finalidade”, informou a secretária de Saúde Dayane Lima.

Os serviços são realizados sempre no início da noite para a eficácia do trabalho, como informou o chefe da Vigilância Sanitária, Walter Matos. “Os procedimentos são realizados sempre no início da noite. Se trata da manipulação da água sanitária e o hipoclorito de sódio, que misturamos na água para se transformar em um ácido hipocloroso, o qual elimina os vírus e bactérias. Adotamos este horário para uma eficácia melhor na aplicação da sanitização”, explicou Walter. 

Walter falou ainda que o trabalho também conta com a ação integrada da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) que com carros pipas já aplicaram a desinfectação na orla. Na próxima quinta, a Feira da Cohab receberá a sanitização e na sexta-feira será a Feira do Aeroporto Velho seguindo o protocolo das demandas solicitadas. 

O chefe da Vigilância finalizou pedindo que as pessoas fiquem em casa para evitar aglomerações, pois o vírus não tem perna, a perna do vírus são as pessoas que estão infectadas e podem transmitir facilmente quando circulam nas ruas. "Reforço que evitem circular na cidade, pois quanto menos pessoas estiverem nas ruas, menos contágio terá."

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação