Notícias

Atualizado em 27/03/2020 às 17h56

Prefeitura inicia pelo bairro da Matinha combate ao mosquito Aedes aegypti

Matinha recebe ação de combate contra o mosquito Aedes aegypti. Foto-Mauro Nayan

Visando eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura de Santarém, por meio de ação conjunta das Secretarias de Saúde (Semsa) e Infraestrutura (Seminfra), iniciou a estratégia para o combate ao mosquito. O bairro da Matinha foi o primeiro a receber a ação, a área, segundo estatísticas oficiais do município, apresenta maior índice de infestação. O trabalho segue até quarta-feira, 1º de abril.

Nesta primeira etapa, foram eliminados 173 focos do mosquito. Foram mobilizados 81 Agentes de Combate a Endemias (ACE's). "É um momento para ficarmos alertas, desenvolvendo estratégias para a manutenção da saúde da nossa população, neste momento de crise da saúde no mundo. O trabalho efetivo dos nossos profissionais de saúde, que trabalham no setor de endemias é determinante para que a nossa população esteja em alerta também, cuidando de seus quintais, eliminando qualquer tipo de criadouro que possibilite a proliferação do mosquito”, destacou a secretária de Saúde, Dayane Lima.

A secretária lembrou que está sendo repassado gradualmente aos ACE's os crachás de identificação funcional. 

O coordenador dos Agentes de Combate a Endemias, Edvan da Silva Lopes,  informou que a ação integrada alcançou cerca de 70% dos domicílios do bairro. "Durante as visitas os agentes vistoriaram e distribuíram informativos sobre as doenças causadas pelo mosquito e avisaram sobre a ação de recolhimento de entulhos que a Seminfra realizará nos dias 31 de março e 1º de abril".

O grupo gestor da força tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti já está em planejamento das estratégias para alcançar outros bairros, seguindo as orientações do setor de endemias, quanto aos índices de infestação.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação