Notícias

Atualizado em 25/03/2020 às 22h11

Prefeitura e estado lançam campanha de recebimento de doações para população em situação de rua

Secretária Celsa Brito, prefeito Nélio e secretário Henderson: açõesDando continuidade às medidas de prevenção e de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Governo do Estado iniciaram uma campanha para arrecadar doações que serão usadas para ajudar na manutenção e no amparo de pessoas em situação de rua. A campanha foi motivada também pelo aparecimento de pessoas, entidades e empresas que estão oferecendo ajuda para amparar essas pessoas em situação de vulnerabilidade social e para fortalecer as ações de prevenção a Covid-19.

O lançamento da campanha aconteceu nas dependências do estádio Colosso do Tapajós. Inicialmente, a praça esportiva iria abrigar a população em situação de rua, mas o governador Helder Barbalho decidiu utilizar o espaço para abrigar um Hospital de Campanha com 120 leitos, que terá 120 leitos, como medida de combate e prevenção ao novo coronavírus. O novo local para abrigar os moradores de rua será divulgado em breve, mas a campanha já está em andamento.

Os pontos de recebimento das doações serão a Semtras, localizada na avenida Sérgio Henn, atrás da Prefeitura, bairro Aeroporto Velho, e o Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRGBA), localizado na rua Benedito Guimarães, Centro Comercial.

“Já recebemos a manifestação de várias empresas, instituições e pessoas querendo ajudar nessa ação de amparo social. Ficamos muito felizes, pois na atual conjuntura toda ajuda é bem vinda para somar esforços de combate a essa doença. A Semtras será um dos pontos de recebimento dessas doações”, informou a secretária Celsa Brito, titular da Semtras.

O Governo do estado, por meio do CRGBA, atuará junto com a PMS nas ações de amparo social à população em situação de rua e vai disponibilizar o local. “Essa campanha vai ajudar bastante. O Centro Regional de Governo será ponto de recebimento. Estamos trabalhando na estrutura para receber as pessoas que serão assistidas, pois inicialmente seria aqui no estádio, mas, agora, vamos implantar o Hospital de Campanha aqui”, disse Henderson Pinto, secretário regional de governo.

O prefeito Nélio Aguiar, que já determinou uma série de medidas de prevenção ao novo coronavírus para proteger a população santarena, disse que a campanha será coordenada pela Semtras e que conta com a solidariedade dos santarenos.

“Essa campanha, coordenada pela Semtras, vai ajudar na manutenção dessa população em situação de rua. Já estamos trabalhando e algumas entidades já estão nos ajudando. A Universidade Federal do Oeste do Pará vai disponibilizar as refeições e a Cargill vai doar colchonetes. Quem quiser ajudar pode fazer a entrega das doações na Semtras e no Centro Regional de Governo. Precisamos de alimentos, lençóis, material de higiene e de limpeza, colchonetes, medicamentos e roupas”, informou Nélio Aguiar.

O lançamento da campanha contou ainda com a presença dos vereadores Alaércio Carodos e Junior Tapajós; da secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, do coordenador de Esporte e Lazer, José Maria Lira, do coordenador da Defesa Civil, Darlisson Maia, do coordenador da Divisa, Walter Matos, do comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, coronel Tito, e da imprensa santarena.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Alailson Muniz Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação