Notícias

Atualizado em 19/03/2020 às 19h29

Café da manhã reservado marca o dia do artesão, por conta de medidas de combate ao Coronavírus

Dessa vez a comemoração foi modesta. Em função do estado de emergência em saúde pública decretado pela Prefeitura de Santarém para controlar e impedir a propagação do Covid-19, os artesãos não fizeram festa para celebrar a data. 

Para não passar em branco, eles participaram de um café da manhã reservado, que ocorreu nessa quinta-feira, no Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós. Este ano, a Feira, que tradicionalmente ocorre durante a semana do artesão, foi cancelada para garantir a saúde do público e dos expositores. 

Para o secretário Municipal de Turismo foi um sacrifício necessário. "Essa foi uma decisão tomada em conjunto com os artesãos. A Prefeitura estava pronta para apoiar a realização do evento, que é tão importante para gerar renda e estimular a cultura local, mas o cancelamento foi um sacrifício necessário para preservar a saúde de todos”, disse Diego Pinho. 

Os artesãos possuem técnica e dom para transformar matéria-prima em arte e contribuir para a riqueza cultural da região. Eles colaboram com o turismo e a economia da cidade. Seu ofício leva cor e beleza às residências e instituições por toda a parte, por meio de esculturas, vasos, trançados, tecidos, rendas e outros utensílios e peças de decoração. 

Em Santarém, há quatro espaços públicos de exposição e venda de artesanato. Eles garantem renda aos artistas e estimulam e valorizam sua produção cultural. É o caso do Terminal Fluvial Turístico (TFT), Centro de Atendimento ao Turista (CAT),Centro Cultural João Fona e Cristo Rei.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Mabi Borgaro Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação