Pautas

27/09/2019 às 08:00

Dia D de campanha contra sarampo ocorre nesta sexta-feira em Santarém

A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Unidades Básicas de Saúde do município
Horário:
27/09/2019 às 08:00h
Endereço:
Todas estarão em funcionamento no dia D
Contatos:
Dayse Lima
93 991227525

O Ministério da Saúde definiu nova campanha de vacinação contra o sarampo. No Pará, a campanha foi antecipada em virtude do Círio de Nazaré que ocorre no mês de outubro e que recebe visitantes de todos os estados brasileiros. De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, a campanha no estado vai até o dia 30 de novembro.

São Paulo enfrenta uma epidemia de sarampo, onde já foram registradas 5 mortes. Em Belém, 3 casos da doença foram recentemente confirmados, sendo casos importados de São Paulo, já que as três pessoas pegaram a doença durante viagem ao estado.

Em Santarém, a Prefeitura de Santarém por meio do setor de Epidemiologia da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está preparada para a campanha que terá dois “Dias D”, o primeiro será nesta sexta-feira (27) e o segundo será no dia 5 de outubro.

Nesta sexta-feira (27), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão funcionando no horário de 8h às 17h para atender a população na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos e de 15 a 29 anos. Também haverá um posto volante no Mercadão 2000 para a vacinação e que irá funcionar apenas pela parte da manhã desta sexta-feira. O objetivo é completar o esquema de duas doses da vacina tríplice viral, que imuniza contra (sarampo, caxumba e rubéola) e ampliar a cobertura vacinal na região, evitando o surgimento de novos casos da doença.

Lembrando que é necessário receber duas doses da vacina para que a pessoa esteja totalmente protegida contra a doença. A meta é vacinar 15.276 pessoas dentro da faixa etária da campanha.


Sugestão de entrevistado:

Edna Gadelha – Coord. Do Setor de Epidemiologia da Divisa - Semsa

 

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação