Pautas

13/07/2018 às 08:30

Equipes do Plano de Arborização de Santarém já mapearem árvores de 6 bairros

A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Praça do Pescador (ponto de saída)
Horário:
13/07/2018 às 08:30h
Endereço:
Praça do Pescador
Contatos:
Flávio Nascimento - Engenheiro florestal - coordenação do Plano Municipal de Arborização
Contato: (93) 93 99110 9714

Aproximadamente 60% da área de dez bairros que fazem parte do Plano Municipal de Arborização de Santarém já passaram por mapeamento. A iniciativa é do Instituto de Biodiversidade e Florestas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), além do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) e Centrais Elétricas do Estado do Pará (Celpa).

Dos dez bairros contemplados, os que já passaram pela identificação estão Salé, Mapirí, Laguinho, Fátima, Liberdade e Aldeia. Faltando completar Jardim Santarém, Centro, Santa Clara e Aparecida.

O mapeamento teve início em setembro de 2017, quando começaram a ser identificadas árvores, além de ser realizada a coleta de sementes para a produção de mudas.

O Plano faz parte do "Projeto Floresta Urbana" que foi desenvolvido a partir de pesquisa de acadêmicos de Engenharia Florestal da Ufopa, na disciplina de Silvicultura Urbana, quando foi identificado a necessidade de um replanejamento da arborização de Santarém, baseado no número de árvores impróprias para o meio urbano e nos inúmeros conflitos com o imobiliário.

Em Santarém aponta-se que existem apenas 17 m² por habitante de cobertura vegetal, arbóreo arbustivo, o que é pouco superior ao recomendado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O principal objetivo do projeto é oferecer uma arborização planejada que realize as funções ecológicas e sociais ao município.

Amanhã (13), equipes prosseguirão com o mapeamento no Centro, tendo como ponto de saída a Praça do Pescador, a partir das 8h30.

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação