Notas

29/11/2017 às 16:22

Exames de balneabilidade

A-A+ Tamanho da Letra

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informa que no período de 09 à 17 de dezembro deste ano estará realizando por meio da empresa Conágua Ambiental a próxima etapa das coletas de águas nas praias de Santarém-PA para análise do estudo de balneabilidade, visando receber os resultados da campanha de monitoramento das condições de balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio tapajós, com os padrões estabelecidos na Resolução do Conama Nº 274/2000, no sentido de possibilitar à Prefeitura de Santarém e a sociedade em geral, informações que possam auxiliar na tomada de decisões que permitam equilibrar os usos múltiplos, garantindo à população local e a seus visitantes uma utilização segura das praias para recreação.

Tendo em vista a realização das novas coletas, a divulgação dos resultados das amostras realizadas em setembro deste ano ocorrerá na segunda-feira (04/12), por meio do portal da Prefeitura de Santarém.

Lembramos que as coletas foram realizadas no período de 7 a 9 de setembro deste ano nos seguintes pontos: Alter do Chão (praia do Centro de Atendimento ao Turista/C.A.T, canal principal do Rio Tapajós, Praia do Cajueiro, Orla de Alter do Chão/escadaria, Orla de Alter do Chão/parte final, Praia do Amor e Igarapé do Macaco); Pajuçara; Ponta de Pedras; Muretá e Maracanã.

O resultado emitido através de relatório técnico e laudos laboratoriais emitido pela empresa Conágua Ambiental faz parte da primeira etapa do atual contrato nº 016/2017 de monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós no Município de Santarém.

O contrato de monitoramento da balneabilidade é contínuo, seguindo os parâmetros considerados microbiológicos indicadores de qualidade, Escherichia coli e Coliformes termotolerantes, observando-se os requisitos determinados pela Resolução do Conama Nº 274, de 2000.

A primeira etapa do contrato de execução dá seguimento ao Plano Municipal de Monitoramento das Águas e a gestão municipal cumpre o dever ambiental de cuidar dos recursos naturais. A Conágua, empresa vencedora do processo licitatório, da modalidade "Tomada de Preço, Tipo Melhor Técnica" é a responsável pelos estudos que estão divididos em 09 etapas.

A empresa atua no mercado há mais de vinte anos, sendo especializada em análise de águas doces. Trabalha com águas especiais, balneabilidade e classificação de águas superficiais para fontes de abastecimento em todo Brasil. É referência em análises de água, tendo a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da International Organization for Standardization (ISO). Já realizou vários trabalhos na região Norte do país como na construção de rodovias e hidrelétricas.

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação