Notas

17/11/2017 às 09:28

Funcionamento Unidades Básicas de Saúde 24h

A-A+ Tamanho da Letra

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclarece que nenhuma Unidade Básica de Saúde será fechada. O que acontece é que, após estudo técnico, a gestão municipal decidiu que o serviço 24 horas de duas das seis UBS's vão continuar funcionando desta forma. Apenas as UBS's de Alter do Chão e Curuai irão permanecer atendendo 24 horas devido à distância da zona urbana.

A Semsa esclarece que a população não ficará desassistida. As UBS's dos bairros Nova República e Santarenzinho irão funcionar com atendimento médico nos horários da manhã e tarde. Já as unidades dos bairros Caranazal e Livramento irão funcionar normalmente na categoria de unidade básica de saúde.

Com esta medida, o Município passa a economizar aproximadamente R$ 270 mil do Tesouro Municipal, que serão investidos em compra de medicamentos e insumos para o Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

O número de atendimento na UPA 24h deve aumentar e, para continuar atendendo com rapidez e qualidade os usuários, a Semsa aumentou o número de médicos. Atualmente, seis médicos atendem na unidade, porém, a partir desta segunda-feira (20), nove médicos passarão a atender aos usuários na UPA.

A Semsa esclarece ainda que todos os casos de urgência devem ser direcionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, que está preparada e equipada para atender urgência e emergência. Os casos mais graves serão encaminhamos ao Pronto Socorro Municipal (PSM). A UPA 24h está equipada para receber toda a demanda de urgência e emergência do município e fica na Avenida Curuá-Una, bairro Diamantino.

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação